Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63592
Share on
Title: | Núcleo de estudos de gênero em Pernambuco : do pânico moral ao combate à violência contra a mulher |
Authors: | SILVA, Glenda Carla Ferreira da |
Keywords: | Núcleo de estudos de gênero; Pânico moral; Educação e Direitos Humanos |
Issue Date: | 31-Mar-2025 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citation: | SILVA, Glenda Carla Ferreira da. Núcleo de estudos de gênero em Pernambuco: do pânico moral ao combate à violência contra a mulher. 2025. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Abstract: | Os núcleos de estudos de gênero e combate à violência contra a mulher desenvolvidos nas instituições de ensino visam à reflexão e ao combate à violência de gênero. Seu objetivo é reduzir as discriminações e preconceitos de grupos socialmente excluídos, através das atividades realizadas entre alunos, professores e toda a comunidade escolar. A pesquisa pretende, ancorada na abordagem qualitativa, a partir da análise do conteúdo de Laurence Bardin, de entrevistas semiestruturadas, analisar qual a contribuição para a defesa dos Direitos Humanos na perspectiva de Joaquín Herrera Flores, dentro dos Núcleos de Estudos de Gênero, em quatro escolas estaduais de Pernambuco de diferentes modalidades de ensino? Intenta-se, especificamente: discutir os aspectos históricos, sociais e ideológicos na luta feminina para o combate à violência contra a mulher a partir de Michelle Perrot, Gerda Lener e diplomas legislativos; compreender, a partir das respostas às entrevistas, se há influência do “pânico moral”, difundido por Stanley Cohen, percebido por Judith Butler, que combate à ideologia de gênero nas escolas, no posicionamento da comunidade escolar acerca dos Núcleos de Estudos de Gênero e Enfrentamento à Violência contra a Mulher; fundamentar a importância para a educação integral da inclusão de gênero e sexualidade em sua agenda, consoante Bell Hooks, Guacira Louro e Paulo Freire, enquanto difusão dos Direitos Humanos na educação. Destacamos, como resultados alcançados a relevância dos Núcleos para acolher e enfrentar a violência contra grupos vulnerabilizados. A partir do estudo, verificamos as estratégias para que, através da educação, os direitos humanos sejam difundidos em busca de uma sociedade mais equitativa e democrática. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63592 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado - Direitos Humanos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO GlendaCarlaFerreiraDaSilva.pdf | 1,15 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License