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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63490
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Título : | Análise dos Impactos causados na rede elétrica por sistemas integrados de carregamento veicular, geração fotovoltaica e sistema de armazenamento de energia |
Autor : | GOUVEIA, Felipe José de Coimbra Pinto |
Palabras clave : | Qualidade de energia; sistema de carregamento veicular; microrredes; flutuação de tensão; distorção harmônica |
Fecha de publicación : | 10-abr-2025 |
Citación : | GOUVEIA, Felipe José Coimbra Pinto. Análise dos impactos causados na rede elétrica por sistemas integrados de carregamento veicular, geração fotovoltaica e sistema de armazenamento de energia.2025. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Engenharia de Controle e Automação, Departamento de Engenharia Elétrica, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Resumen : | Diante da crescente necessidade global em reduzir a dependência das fontes de energias não renováveis, o desenvolvimento e a utilização de veículos elétricos têm sido impulsionados em todo o mundo. Com base em acordos globais visando a redução das emissões de 𝐶𝑂2, diversos países têm adotado políticas que estipulam o fim da produção de veículos movidos a combustíveis fósseis até 2030. Com essa nova tendência global, sistemas de carregamento veicular têm sido desenvolvidos com o intuito de suprir os diferentes níveis de potência elétrica necessários para o carregamento veicular. Desta forma, faz-se necessário compreender e analisar os potenciais impactos elétricos causados pelos centros de carregamento veicular, com o intuito de preservar os parâmetros de qualidade de energia e mitigar possíveis falhas no sistema elétrico. Diante desse cenário, o trabalho proposto desenvolveu uma análise de qualidade de energia sobre uma estação de recarga rápida integrada a uma microrrede composta por um uma usina fotovoltaica e um sistema de armazenamento de energia, ambos conectados a uma unidade consumidora comercial. A pesquisa avalia os principais parâmetros de qualidade de energia potencialmente impactados pela dinâmica de funcionamento das estações de recarga, incluindo a distorção harmônica de tensão, fator de potência, variação de tensão de curta duração e a flutuação de tensão. Para a realização deste trabalho, foi utilizado como fonte de dados o eletroposto desenvolvido pela CPFL em parceria com a UFPE, ITEMM e o grupo Moura, referente ao projeto CS3059 -Soluções de suporte à Expansão da Infraestrutura de Recarga de Veículos Elétricos; Eletropostos integrados à Tecnologia Nacional de Baterias (Chumbo-Carbono) e Sistemas Fotovoltaicos, que faz parte da chamada estratégica 22 da ANEEL, localizado na Loja Decathlon em Campinas no estado de São Paulo. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63490 |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Engenharia de Controle e Automação |
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