Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63437
Compartilhe esta página
Título: | História da Física como instrumento facilitador de ensino e aprendizagem de óptica para estudantes do ensino Fundamental II |
Autor(es): | LUCAS, Denise Silva |
Palavras-chave: | Ensino de Óptica; Experimentos históricos; Aprendizagem significativa; História da ciência; Metodologias ativas.; História da Física Óptica |
Data do documento: | 16-Abr-2025 |
Citação: | LUCAS, Denise Silva. História da Física como instrumento facilitador de ensino e aprendizagem de óptica para estudantes do ensino fundamental II. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Abstract: | Este estudo aborda a utilização de experimentos históricos na construção do conhecimento científico, com ênfase no ensino de Óptica para estudantes do Ensino Fundamental II. A problemática consiste na dificuldade de assimilação de conceitos ópticos devido à abordagem tradicional, frequentemente baseada em memorização e abstração excessiva. Essa questão se impõe pela necessidade de metodologias ativas que promovam a aprendizagem significativa e a contextualização do conhecimento. O objetivo central deste estudo é demonstrar como a reconstrução de experimentos históricos, como o disco de Newton e os estudos de refração de Snell, podem facilitar a compreensão dos fenômenos ópticos, tornando o ensino mais dinâmico e acessível. Para isso, foram empregados procedimentos metodológicos baseados em revisão bibliográfica e análise da aplicação desses experimentos como estratégias pedagógicas. O estudo evidenciou que a inserção de experimentos históricos no ensino de Óptica favorece o desenvolvimento do pensamento crítico, a autonomia investigativa e a melhor retenção dos conteúdos pelos alunos. Além disso, constatou-se que a contextualização histórica contribui para a valorização do processo científico, aproximando os estudantes da realidade da produção do conhecimento. Assim, a experimentação aliada à História da ciência se mostra uma ferramenta didática eficaz para promover um ensino de Física mais engajador e significativo. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63437 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Física (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Denise Silva Lucas.pdf | 430,68 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons