Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63437
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MONTENEGRO FILHO, Rene Rodrigues | - |
dc.contributor.author | LUCAS, Denise Silva | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-28T12:05:04Z | - |
dc.date.available | 2025-05-28T12:05:04Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-16 | - |
dc.date.submitted | 2025-05-15 | - |
dc.identifier.citation | LUCAS, Denise Silva. História da Física como instrumento facilitador de ensino e aprendizagem de óptica para estudantes do ensino fundamental II. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63437 | - |
dc.description.abstract | Este estudo aborda a utilização de experimentos históricos na construção do conhecimento científico, com ênfase no ensino de Óptica para estudantes do Ensino Fundamental II. A problemática consiste na dificuldade de assimilação de conceitos ópticos devido à abordagem tradicional, frequentemente baseada em memorização e abstração excessiva. Essa questão se impõe pela necessidade de metodologias ativas que promovam a aprendizagem significativa e a contextualização do conhecimento. O objetivo central deste estudo é demonstrar como a reconstrução de experimentos históricos, como o disco de Newton e os estudos de refração de Snell, podem facilitar a compreensão dos fenômenos ópticos, tornando o ensino mais dinâmico e acessível. Para isso, foram empregados procedimentos metodológicos baseados em revisão bibliográfica e análise da aplicação desses experimentos como estratégias pedagógicas. O estudo evidenciou que a inserção de experimentos históricos no ensino de Óptica favorece o desenvolvimento do pensamento crítico, a autonomia investigativa e a melhor retenção dos conteúdos pelos alunos. Além disso, constatou-se que a contextualização histórica contribui para a valorização do processo científico, aproximando os estudantes da realidade da produção do conhecimento. Assim, a experimentação aliada à História da ciência se mostra uma ferramenta didática eficaz para promover um ensino de Física mais engajador e significativo. | pt_BR |
dc.format.extent | 28p | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino de Óptica | pt_BR |
dc.subject | Experimentos históricos | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem significativa | pt_BR |
dc.subject | História da ciência | pt_BR |
dc.subject | Metodologias ativas. | pt_BR |
dc.subject | História da Física Óptica | pt_BR |
dc.title | História da Física como instrumento facilitador de ensino e aprendizagem de óptica para estudantes do ensino Fundamental II | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7458399660663963 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7977378392052504 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study addresses the use of historical experiments in the construction of scientific knowledge, with an emphasis on the teaching of optics for elementary school students. The issue lies in the difficulty of assimilating optical concepts due to the traditional approach, often based on memorization and excessive abstraction. This problem arises from the need for active methodologies that promote meaningful learning and the contextualization of knowledge. The main objective of this study is to demonstrate how the reconstruction of historical experiments, such as Newton’s disc and Snell’s refraction studies, can facilitate the understanding of optical phenomena, making teaching more dynamic and accessible. For this purpose, methodological procedures based on bibliographic review and analysis of the application of these experiments as pedagogical strategies were employed. The study showed that the inclusion of historical experiments in optics teaching fosters the development of critical thinking, investigative autonomy, and better content retention among students. Furthermore, it was found that historical contextualization contributes to the appreciation of the scientific process, bringing students closer to the reality of knowledge production. Thus, experimentation combined with the history of science proves to be an effective didactic tool for promoting a more engaging and meaningful physics education. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Exatas e da Terra::Física | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCEN-DF) - Departamento de Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CCEN-Curso de Física (Bacharelado e Licenciatura) | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0009-0008-7278-5640 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Física (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Denise Silva Lucas.pdf | 430,68 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons