Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63437
Comparte esta pagina
Título : | História da Física como instrumento facilitador de ensino e aprendizagem de óptica para estudantes do ensino Fundamental II |
Autor : | LUCAS, Denise Silva |
Palabras clave : | Ensino de Óptica; Experimentos históricos; Aprendizagem significativa; História da ciência; Metodologias ativas.; História da Física Óptica |
Fecha de publicación : | 16-abr-2025 |
Citación : | LUCAS, Denise Silva. História da Física como instrumento facilitador de ensino e aprendizagem de óptica para estudantes do ensino fundamental II. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Resumen : | Este estudo aborda a utilização de experimentos históricos na construção do conhecimento científico, com ênfase no ensino de Óptica para estudantes do Ensino Fundamental II. A problemática consiste na dificuldade de assimilação de conceitos ópticos devido à abordagem tradicional, frequentemente baseada em memorização e abstração excessiva. Essa questão se impõe pela necessidade de metodologias ativas que promovam a aprendizagem significativa e a contextualização do conhecimento. O objetivo central deste estudo é demonstrar como a reconstrução de experimentos históricos, como o disco de Newton e os estudos de refração de Snell, podem facilitar a compreensão dos fenômenos ópticos, tornando o ensino mais dinâmico e acessível. Para isso, foram empregados procedimentos metodológicos baseados em revisão bibliográfica e análise da aplicação desses experimentos como estratégias pedagógicas. O estudo evidenciou que a inserção de experimentos históricos no ensino de Óptica favorece o desenvolvimento do pensamento crítico, a autonomia investigativa e a melhor retenção dos conteúdos pelos alunos. Além disso, constatou-se que a contextualização histórica contribui para a valorização do processo científico, aproximando os estudantes da realidade da produção do conhecimento. Assim, a experimentação aliada à História da ciência se mostra uma ferramenta didática eficaz para promover um ensino de Física mais engajador e significativo. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63437 |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Física (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Denise Silva Lucas.pdf | 430,68 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons