Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63425

Share on

Title: Uso de ferramentas SIGS (Sistemas de Informações Geográficas) em sala de aula
Authors: PARENTE, Jerfferson de Souza
Keywords: Sistemas de Informações Geográficas; Ensino de Geografia; Tecnologias educacionais
Issue Date: 17-Apr-2025
Citation: PARENTE, Jerfferson de Souza. Uso de ferramentas SIGS (Sistemas de Informações Geográficas) em sala de aula. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia EAD) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Este trabalho investigou a eficácia do uso de Sistemas de Informações Geográficas (SIGs) no ensino de Geografia, focando na análise das ferramentas disponíveis, na percepção de professores e alunos, e nas estratégias para integração dessas tecnologias no currículo escolar. A metodologia envolveu a revisão de trabalhos bibliográficos existente sobre a eficiência dos SIGs no contexto educacional, assim como a revisão de estudos de caso envolvendo SIGs em sala de aula. A pesquisa identificou que os SIGs são poderosos recursos pedagógicos, capazes de facilitar a visualização de fenômenos geográficos complexos e de promover o desenvolvimento de habilidades analíticas nos estudantes. Os estudos de caso revisados demonstraram que o uso de SIGs não apenas melhora o aprendizado, mas também aumenta o engajamento dos alunos, tornando as aulas mais dinâmicas e relevantes. No entanto, desafios significativos, como a falta de infraestrutura, a necessidade de formação continuada dos professores e a resistência a novas metodologias, ainda dificultam a plena integração dos SIGs nas escolas. A pesquisa sugere que estratégias como a capacitação docente e a adaptação curricular são essenciais para superar esses obstáculos. Conclui-se que, embora os SIGs tenham um grande potencial para transformar o ensino de geografia, sua eficácia depende de um investimento integrado em infraestrutura e formação, garantindo assim que essas ferramentas possam ser plenamente aproveitadas no contexto educacional.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63425
Appears in Collections:(TCC) - Geografia (Licenciatura) (EAD)



This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons