Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63425
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | PORDEUS, Ruy Batista | - |
dc.contributor.author | PARENTE, Jerfferson de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-27T21:22:19Z | - |
dc.date.available | 2025-05-27T21:22:19Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-17 | - |
dc.date.submitted | 2025-05-26 | - |
dc.identifier.citation | PARENTE, Jerfferson de Souza. Uso de ferramentas SIGS (Sistemas de Informações Geográficas) em sala de aula. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia EAD) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63425 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho investigou a eficácia do uso de Sistemas de Informações Geográficas (SIGs) no ensino de Geografia, focando na análise das ferramentas disponíveis, na percepção de professores e alunos, e nas estratégias para integração dessas tecnologias no currículo escolar. A metodologia envolveu a revisão de trabalhos bibliográficos existente sobre a eficiência dos SIGs no contexto educacional, assim como a revisão de estudos de caso envolvendo SIGs em sala de aula. A pesquisa identificou que os SIGs são poderosos recursos pedagógicos, capazes de facilitar a visualização de fenômenos geográficos complexos e de promover o desenvolvimento de habilidades analíticas nos estudantes. Os estudos de caso revisados demonstraram que o uso de SIGs não apenas melhora o aprendizado, mas também aumenta o engajamento dos alunos, tornando as aulas mais dinâmicas e relevantes. No entanto, desafios significativos, como a falta de infraestrutura, a necessidade de formação continuada dos professores e a resistência a novas metodologias, ainda dificultam a plena integração dos SIGs nas escolas. A pesquisa sugere que estratégias como a capacitação docente e a adaptação curricular são essenciais para superar esses obstáculos. Conclui-se que, embora os SIGs tenham um grande potencial para transformar o ensino de geografia, sua eficácia depende de um investimento integrado em infraestrutura e formação, garantindo assim que essas ferramentas possam ser plenamente aproveitadas no contexto educacional. | pt_BR |
dc.format.extent | 34p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Sistemas de Informações Geográficas | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Geografia | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias educacionais | pt_BR |
dc.title | Uso de ferramentas SIGS (Sistemas de Informações Geográficas) em sala de aula | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/8774622056829103 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6127573784857828 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This work investigated the effectiveness of the use of Geographic Information Systems (GIS) in the teaching of Geography, focusing on the analysis of the available tools, the perception of teachers and students, and the strategies for integrating these technologies into the school curriculum. The methodology involved the review of existing bibliographic works on the efficiency of GIS in the educational context, as well as the review of case studies involving GIS in the classroom. The research identified that GIS are powerful pedagogical resources, capable of facilitating the visualization of complex geographical phenomena and promoting the development of analytical skills in students. The case studies reviewed demonstrated that the use of SIGs not only improves learning but also increases student engagement, making lessons more dynamic and relevant. However, significant challenges, such as the lack of infrastructure, the need for continuing teacher training and resistance to new methodologies, still hinder the full integration of GIS in schools. The research suggests that strategies such as teacher training and curricular adaptation are essential to overcome these obstacles. It is concluded that, although GIS has great potential to transform the teaching of geography, its effectiveness depends on an integrated investment in infrastructure and training, thus ensuring that these tools can be fully used in the educational context. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Geografia | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CFCH-DCG) - Departamento de Ciências Geográficas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CFCH-Curso de Geografia (Licenciatura) | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Geografia (Licenciatura) (EAD) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
USO_DE_FERRAMENTAS_SIGS_(SISTEMAS_DE_INFORMACOES_GEOGRAFICAS)_EM_SALA_DE_AULA_assinado_092452.pdf | 3,9 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons