Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63276
Compartilhe esta página
Título: | Estruturas Multiplicativas: o uso de recursos didáticos e a resolução de problemas à luz da Teoria dos Campos Conceituais |
Autor(es): | AQUINO, Joás Lima de |
Palavras-chave: | Teoria dos Campos Conceituais. Estruturas Multiplicativas. Recursos didáticos. Resolução de problemas. |
Data do documento: | 7-Mar-2024 |
Citação: | AQUINO, Joás Lima de. Estruturas Multiplicativas: o uso de recursos didáticos e a resolução de problemas à luz da Teoria dos Campos Conceituais. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo principal realizar uma análise de três recursos didáticos (Tábua de Pitágoras, Algoritmos da Multiplicação e Malha Quadriculada) e compreender a contribuição deles para a consolidação do conceito da multiplicação e para a resolução de problemas a partir da Teoria dos Campos Conceituais (TCC), do psicólogo francês Gérard Vergnaud. Essa pesquisa parte de uma inquietação docente quanto às dificuldades que os estudantes, sobretudo do 7° ano do ensino fundamental, podem apresentar durante o processo de resolução de problemas que envolvem as Estruturas Multiplicativas, como a interpretação e o cálculo. A partir disso, propõe-se entender as categorias e classificações de Vergnaud como caminho para ampliar o repertório cognitivo dos discentes no que tange aos variados tipos de situações e contextos que envolvem tanto a multiplicação quanto a sua operação inversa (divisão), além de explorar possíveis recursos que podem auxiliar o estudante na compreensão do conceito e na efetuação dos cálculos. Na metodologia dessa pesquisa, foram realizadas também análises em documentos oficiais da educação e no livro didático, além de que foi aplicada uma sequência didática na turma do 7° ano de uma escola pública, cujos resultados revelam a necessidade de o docente trabalhar continuamente o conceito da multiplicação mediante abordagens que envolvam o uso de recursos didáticos e a resolução de problemas à luz da TCC. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63276 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Matemática (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Joás Lima de Aquino.pdf | 4,05 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons