Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63276
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | VEGA, Danielle Avanço | - |
dc.contributor.author | AQUINO, Joás Lima de | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-16T14:25:54Z | - |
dc.date.available | 2025-05-16T14:25:54Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-07 | - |
dc.date.submitted | 2025-05-14 | - |
dc.identifier.citation | AQUINO, Joás Lima de. Estruturas Multiplicativas: o uso de recursos didáticos e a resolução de problemas à luz da Teoria dos Campos Conceituais. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63276 | - |
dc.description.abstract | O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo principal realizar uma análise de três recursos didáticos (Tábua de Pitágoras, Algoritmos da Multiplicação e Malha Quadriculada) e compreender a contribuição deles para a consolidação do conceito da multiplicação e para a resolução de problemas a partir da Teoria dos Campos Conceituais (TCC), do psicólogo francês Gérard Vergnaud. Essa pesquisa parte de uma inquietação docente quanto às dificuldades que os estudantes, sobretudo do 7° ano do ensino fundamental, podem apresentar durante o processo de resolução de problemas que envolvem as Estruturas Multiplicativas, como a interpretação e o cálculo. A partir disso, propõe-se entender as categorias e classificações de Vergnaud como caminho para ampliar o repertório cognitivo dos discentes no que tange aos variados tipos de situações e contextos que envolvem tanto a multiplicação quanto a sua operação inversa (divisão), além de explorar possíveis recursos que podem auxiliar o estudante na compreensão do conceito e na efetuação dos cálculos. Na metodologia dessa pesquisa, foram realizadas também análises em documentos oficiais da educação e no livro didático, além de que foi aplicada uma sequência didática na turma do 7° ano de uma escola pública, cujos resultados revelam a necessidade de o docente trabalhar continuamente o conceito da multiplicação mediante abordagens que envolvam o uso de recursos didáticos e a resolução de problemas à luz da TCC. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.format.extent | 156p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Teoria dos Campos Conceituais. Estruturas Multiplicativas. Recursos didáticos. Resolução de problemas. | pt_BR |
dc.title | Estruturas Multiplicativas: o uso de recursos didáticos e a resolução de problemas à luz da Teoria dos Campos Conceituais | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | PESSOA, Gracivane da Silva | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1827643429649885 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | https://lattes.cnpq.br/2514302222515433 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The main objective of this Course Completion Work (CCW) is to carry out an analysis of three didactic resources (Pythagoras Table, Multiplication Algorithms and Checkerboard Mesh) and understand their contribution to the consolidation of the concept of multiplication and to the resolution of problems based on the Theory of Conceptual Fields (TCF), by the French psychologist Gérard Vergnaud. This research is based on a teacher's concern regarding the difficulties that students, especially in the 7th year of elementary school, may present during the process of solving problems involving multiplicative structures, such as interpretation and calculation. From this, it is proposed to understand Vergnaud's categories and classifications as a way to expand the students' cognitive repertoire with regard to the various types of situations and contexts that involve both multiplication and its inverse operation (division), in addition to exploring possible resources that can help the student understand the concept and carry out calculations. In the methodology of this research, analyzes were also carried out on official education documents and the textbook, in addition to applying a didactic sequence to the 7th grade class of a public school, the results of which reveal the need for the teacher continually to work on the concept of multiplication through approaches that involve the use of teaching resources and problem solving in the light of TCF. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Exatas e da Terra::Matemática | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCEN-DMAT) - Departamento de Matemática | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CCEN-Curso de Matemática (Bacharelado e Licenciatura) | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/0462549230955538 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0009-0004-1118-1852 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Matemática (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Joás Lima de Aquino.pdf | 4,05 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons