Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63225

Share on

Title: O secretário executivo como gestor de projetos : um estudo de caso na Universidade Federal de Pernambuco
Authors: SANTOS, Taíssa Maria dos
Keywords: Secretário Executivo; Gestão de Projetos; Competências; UFPE
Issue Date: 15-Apr-2025
Citation: SANTOS, Taíssa Maria dos. O secretário executivo como gestor de projetos : um estudo de caso na Universidade Federal de Pernambuco. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Secretariado Executivo) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: O presente artigo tem como objetivo analisar a contribuição do curso de Secretariado Executivo na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) quanto à formação de profissionais capacitados para atuarem na gestão de projetos. Desse modo, sua fundamentação teórica aborda as competências secretariais e dos gestores de projetos, bem como conceitos da gestão de projetos e a atuação do secretário executivo nessa área. A metodologia utilizada foi quali-quantitativa, de cunho descritivo e exploratório, utilizando um questionário como instrumento de coleta de dados. O questionário objetivou coletar dados dos discentes de Secretariado da UFPE, visando responder aos objetivos da pesquisa. Os resultados apontaram que o curso contribui para o desenvolvimento de competências necessárias à gestão de projetos, porém foram identificadas lacunas, como a ausência de disciplinas específicas e baixa integração entre a teoria e a prática, fatores que limitam essa contribuição. No entanto, essas lacunas podem ser resolvidas se houver um melhor alinhamento da grade curricular do curso para aproveitar a oportunidade de inserir o secretário na gestão de projetos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63225
Appears in Collections:(TCC) - Secretariado Executivo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Taíssa Maria dos Santos.pdf797,18 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons