Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63220

Share on

Title: Interculturalidade, ensino-aprendizagem e a importância da língua inglesa na formação de secretários executivos na contemporaneidade
Authors: VIEIRA, Renata Augusta Cavalcante Vieira
Keywords: Interculturalidade; Secretariado Executivo;; Língua Inglesa; Projeto Pedagógico de Curso;; Globalização
Issue Date: 8-Apr-2025
Citation: VIEIRA, Renata Augusta Cavalcante Vieira. Interculturalidade, ensino-aprendizagem e a importância da língua inglesa na formação de secretários executivos na contemporaneidade. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Secretariado Executivo) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Este trabalho tem como objetivo analisar a relação entre a competência intercultural e a Língua Inglesa na formação e atuação de Secretários Executivos em contexto nacional, a partir dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC). O corpus desta pesquisa é composto por PPCs dos cursos de bacharelado em Secretariado Executivo de cinco instituições públicas de ensino superior. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com enfoques exploratório e descritivo. Os pressupostos teóricos de Baumann (2022), Santos et al. (2017) e Souza e Santi (2022) foram utilizados para abordarmos globalização e competências linguísticas; os estudos de Freitas (2008), Ramos (2009) para competência intercultural; os de D’Elia et al. (2013) e Vaz (2013) para o papel estratégico do Secretariado Executivo. Os resultados da pesquisa indicam que a competência intercultural está presente em algumas das ementas e conteúdos programáticos dos projetos analisados, mas ainda é pouco evidenciada.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63220
Appears in Collections:(TCC) - Secretariado Executivo



This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons