Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63220

Comparte esta pagina

Título : Interculturalidade, ensino-aprendizagem e a importância da língua inglesa na formação de secretários executivos na contemporaneidade
Autor : VIEIRA, Renata Augusta Cavalcante Vieira
Palabras clave : Interculturalidade; Secretariado Executivo;; Língua Inglesa; Projeto Pedagógico de Curso;; Globalização
Fecha de publicación : 8-abr-2025
Citación : VIEIRA, Renata Augusta Cavalcante Vieira. Interculturalidade, ensino-aprendizagem e a importância da língua inglesa na formação de secretários executivos na contemporaneidade. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Secretariado Executivo) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Resumen : Este trabalho tem como objetivo analisar a relação entre a competência intercultural e a Língua Inglesa na formação e atuação de Secretários Executivos em contexto nacional, a partir dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC). O corpus desta pesquisa é composto por PPCs dos cursos de bacharelado em Secretariado Executivo de cinco instituições públicas de ensino superior. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com enfoques exploratório e descritivo. Os pressupostos teóricos de Baumann (2022), Santos et al. (2017) e Souza e Santi (2022) foram utilizados para abordarmos globalização e competências linguísticas; os estudos de Freitas (2008), Ramos (2009) para competência intercultural; os de D’Elia et al. (2013) e Vaz (2013) para o papel estratégico do Secretariado Executivo. Os resultados da pesquisa indicam que a competência intercultural está presente em algumas das ementas e conteúdos programáticos dos projetos analisados, mas ainda é pouco evidenciada.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63220
Aparece en las colecciones: (TCC) - Secretariado Executivo



Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons