Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63220

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMARTINS, Louis Guillaume Théodore Bueno Santos-
dc.contributor.authorVIEIRA, Renata Augusta Cavalcante Vieira-
dc.date.accessioned2025-05-14T17:47:26Z-
dc.date.available2025-05-14T17:47:26Z-
dc.date.issued2025-04-08-
dc.date.submitted2025-04-16-
dc.identifier.citationVIEIRA, Renata Augusta Cavalcante Vieira. Interculturalidade, ensino-aprendizagem e a importância da língua inglesa na formação de secretários executivos na contemporaneidade. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Secretariado Executivo) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63220-
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo analisar a relação entre a competência intercultural e a Língua Inglesa na formação e atuação de Secretários Executivos em contexto nacional, a partir dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC). O corpus desta pesquisa é composto por PPCs dos cursos de bacharelado em Secretariado Executivo de cinco instituições públicas de ensino superior. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com enfoques exploratório e descritivo. Os pressupostos teóricos de Baumann (2022), Santos et al. (2017) e Souza e Santi (2022) foram utilizados para abordarmos globalização e competências linguísticas; os estudos de Freitas (2008), Ramos (2009) para competência intercultural; os de D’Elia et al. (2013) e Vaz (2013) para o papel estratégico do Secretariado Executivo. Os resultados da pesquisa indicam que a competência intercultural está presente em algumas das ementas e conteúdos programáticos dos projetos analisados, mas ainda é pouco evidenciada.pt_BR
dc.format.extent40p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectInterculturalidadept_BR
dc.subjectSecretariado Executivo;pt_BR
dc.subjectLíngua Inglesapt_BR
dc.subjectProjeto Pedagógico de Curso;pt_BR
dc.subjectGlobalizaçãopt_BR
dc.titleInterculturalidade, ensino-aprendizagem e a importância da língua inglesa na formação de secretários executivos na contemporaneidadept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7905185227519919pt_BR
dc.description.abstractxThis study aims to analyze the relationship between intercultural competence and the English language in the training and performance of Executive Secretaries in a national context, based on the pedagogical course projects. The corpus of this research consists of projects from the Bachelor’s degree programs in Executive Secretariat of five public higher education institutions. This is a qualitative research with exploratory and descriptive approaches. The theoretical frameworks of Baumann (2022), Santos et al. (2017), and Souza e Santi (2022) were used to address globalization and language competencies; the studies of Freitas (2008) and Ramos (2009) for intercultural competence; and the researches of D’Elia et al. (2013) and Vaz (2013) for the strategic role of Executive Secretariat. The results indicate that intercultural competence is present in some of the syllabi and content of the analyzed projects, but it is still underrepresented.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Outros::Secretariado Executivopt_BR
dc.degree.departament::(CCSA-DCA) - Departamento de Ciências Administrativaspt_BR
dc.degree.graduation::CCSA-Curso de Secretariadopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Secretariado Executivo



Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons