Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63220

Compartilhe esta página

Título: Interculturalidade, ensino-aprendizagem e a importância da língua inglesa na formação de secretários executivos na contemporaneidade
Autor(es): VIEIRA, Renata Augusta Cavalcante Vieira
Palavras-chave: Interculturalidade; Secretariado Executivo;; Língua Inglesa; Projeto Pedagógico de Curso;; Globalização
Data do documento: 8-Abr-2025
Citação: VIEIRA, Renata Augusta Cavalcante Vieira. Interculturalidade, ensino-aprendizagem e a importância da língua inglesa na formação de secretários executivos na contemporaneidade. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Secretariado Executivo) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Este trabalho tem como objetivo analisar a relação entre a competência intercultural e a Língua Inglesa na formação e atuação de Secretários Executivos em contexto nacional, a partir dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC). O corpus desta pesquisa é composto por PPCs dos cursos de bacharelado em Secretariado Executivo de cinco instituições públicas de ensino superior. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com enfoques exploratório e descritivo. Os pressupostos teóricos de Baumann (2022), Santos et al. (2017) e Souza e Santi (2022) foram utilizados para abordarmos globalização e competências linguísticas; os estudos de Freitas (2008), Ramos (2009) para competência intercultural; os de D’Elia et al. (2013) e Vaz (2013) para o papel estratégico do Secretariado Executivo. Os resultados da pesquisa indicam que a competência intercultural está presente em algumas das ementas e conteúdos programáticos dos projetos analisados, mas ainda é pouco evidenciada.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63220
Aparece nas coleções:(TCC) - Secretariado Executivo



Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons