Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62878

Share on

Title: Eficiência e satisfação no atendimento bancário: comparação entre bancos físicos e bancos digitais para diferentes perfis de clientes.
Authors: BARBOZA JÚNIOR, Dariu Soares
Keywords: SERVQUAL; Net Promoter Score; Bancos físicos; Bancos digitais; Gestão da qualidade
Issue Date: 9-Apr-2025
Citation: BARBOZA JÚNIOR, Dariu Soares. Eficiência e satisfação no atendimento bancário: comparação entre bancos físicos e bancos digitais para diferentes perfis de clientes. 2025. 58 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia de Produção, Centro de Tecnologia, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.
Abstract: A migração de clientes dos bancos físicos para os bancos digitais tem se intensificado, impulsionada principalmente pela busca por menor custo e maior conveniência. Este estudo compara a eficiência e a satisfação no atendimento bancário entre esses dois modelos, considerando diferentes perfis de clientes por meio de questionário SERVQUAL e Net Promoter Score (NPS). Resultados mostraram que os bancos digitais oferecem isenção de tarifas, serviços mais acessíveis e operações rápidas, fatores que atraem especialmente clientes que buscam economia e praticidade. Em contrapartida, os bancos físicos ainda são preferidos por aqueles que valorizam o atendimento presencial e a segurança em transações mais complexas. Os dados analisados indicam que a redução de custos é o principal motivo para a migração dos clientes para o digital, especialmente entre os mais jovens e economicamente ativos. Conclui-se que, embora a digitalização traga benefícios, a necessidade de suporte presencial ainda mantém uma parcela dos clientes vinculada aos bancos tradicionais.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62878
Appears in Collections:TCC- Engenharia de Produção - Bacharelado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Dariu Soares Barboza Júnior.pdf763,82 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons