Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62486

Compartilhe esta página

Título: Nanotecnologia em sistemas de armazenamento de energia: com ênfase na aplicabilidade em baterias para veículos elétricos
Autor(es): PATÚ, Natália Almeida
Palavras-chave: Armazenamento de Energia; Nanotecnologia; Baterias; Veículos elétricos; Sustentabilidade
Data do documento: 9-Abr-2025
Citação: PATÚ, Natália Almeida. Nanotecnologia em sistemas de armazenamento de energia: com ênfase na aplicabilidade em baterias para veículos elétricos. 2025. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Engenharia de Energia, Departamento de Energia Nuclear, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: A crescente demanda por soluções energéticas tem impulsionado pesquisas sobre formas mais eficientes de geração e armazenamento de energia. Assim, surge o desafio de gerar e armazenar uma quantidade cada vez maior de energia, porém através de equipamentos mais eficientes, que ocupem menos espaço e sejam mais sustentáveis. Nesse contexto, o avanço da nanotecnologia tem revolucionado os sistemas de armazenamento de energia, possibilitando melhorias significativas no desempenho das baterias utilizadas em veículos elétricos, ao atuar em nível molecular e atômico, permitindo superar as limitações de sistemas convencionais como baterias e supercapacitores. O objetivo deste trabalho é, portanto, abordar os avanços da nanotecnologia aplicados às baterias de íons de lítio, explorando nanomateriais como nanotubos de carbono, grafeno, nanopartículas cerâmicas e nanofibras de polímeros, e como eles podem melhorar o desempenho, a eficiência e a durabilidade desses dispositivos, tornando essas baterias menores, mais leves e eficientes. A pesquisa destaca os impactos dessas inovações na capacidade de armazenamento, na redução do tempo de recarga e na sustentabilidade do setor automotivo. Dessa forma, a nanotecnologia permitirá elevar as taxas de eletrificação da frota, que contribui em até 50% menos emissão de CO2 a cada veículo movido a combustível fóssil substituído. Além de aprimorar o armazenamento de energia, já que um motor elétrico consegue converter até 90% da energia mecânica contra no máximo 40% de um motor a combustão, acelerando o desenvolvimento de alternativas mais eficientes e sustentáveis para a transição energética.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62486
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia de Energia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Natália Almeida Patú.pdf1,54 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons