Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62486

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Renata Francisca da Silva-
dc.contributor.authorPATÚ, Natália Almeida-
dc.date.accessioned2025-04-23T15:09:46Z-
dc.date.available2025-04-23T15:09:46Z-
dc.date.issued2025-04-09-
dc.date.submitted2025-04-22-
dc.identifier.citationPATÚ, Natália Almeida. Nanotecnologia em sistemas de armazenamento de energia: com ênfase na aplicabilidade em baterias para veículos elétricos. 2025. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Engenharia de Energia, Departamento de Energia Nuclear, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62486-
dc.description.abstractA crescente demanda por soluções energéticas tem impulsionado pesquisas sobre formas mais eficientes de geração e armazenamento de energia. Assim, surge o desafio de gerar e armazenar uma quantidade cada vez maior de energia, porém através de equipamentos mais eficientes, que ocupem menos espaço e sejam mais sustentáveis. Nesse contexto, o avanço da nanotecnologia tem revolucionado os sistemas de armazenamento de energia, possibilitando melhorias significativas no desempenho das baterias utilizadas em veículos elétricos, ao atuar em nível molecular e atômico, permitindo superar as limitações de sistemas convencionais como baterias e supercapacitores. O objetivo deste trabalho é, portanto, abordar os avanços da nanotecnologia aplicados às baterias de íons de lítio, explorando nanomateriais como nanotubos de carbono, grafeno, nanopartículas cerâmicas e nanofibras de polímeros, e como eles podem melhorar o desempenho, a eficiência e a durabilidade desses dispositivos, tornando essas baterias menores, mais leves e eficientes. A pesquisa destaca os impactos dessas inovações na capacidade de armazenamento, na redução do tempo de recarga e na sustentabilidade do setor automotivo. Dessa forma, a nanotecnologia permitirá elevar as taxas de eletrificação da frota, que contribui em até 50% menos emissão de CO2 a cada veículo movido a combustível fóssil substituído. Além de aprimorar o armazenamento de energia, já que um motor elétrico consegue converter até 90% da energia mecânica contra no máximo 40% de um motor a combustão, acelerando o desenvolvimento de alternativas mais eficientes e sustentáveis para a transição energética.pt_BR
dc.format.extent67p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectArmazenamento de Energiapt_BR
dc.subjectNanotecnologiapt_BR
dc.subjectBateriaspt_BR
dc.subjectVeículos elétricospt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.titleNanotecnologia em sistemas de armazenamento de energia: com ênfase na aplicabilidade em baterias para veículos elétricospt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9985372347432185pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5134454378176347pt_BR
dc.description.abstractxThe growing demand for energy solutions has driven research into more efficient methods of energy generation and storage. Consequently, the challenge lies in producing and storing increasingly larger amounts of energy through more efficient equipment that occupies less space and is more sustainable. In this context, advances in nanotechnology have been revolutionizing energy storage systems by enabling significant improvements in the performance of batteries used in electric vehicles. By operating at the molecular and atomic levels, nanotechnology makes it possible to overcome the limitations of conventional systems such as batteries and supercapacitors. The objective of this study is, therefore, to address the advancements in nanotechnology applied to lithium-ion batteries, focusing on nanomaterials such as carbon nanotubes, graphene, ceramic nanoparticles, and polymer nanofibers, and how they can enhance the performance, efficiency, and durability of these devices, making batteries smaller, lighter, and more efficient. The research highlights the impact of these innovations on storage capacity, charging time reduction, and the sustainability of the automotive sector. Thus, nanotechnology is expected to facilitate higher rates of fleet electrification, contributing up to 50% fewer CO₂ emissions for each fossil fuel powered vehicle replaced. Moreover, it enhances energy storage efficiency, as electric motors can convert up to 90% of electrical energy into mechanical energy, compared to a maximum of 40% in internal combustion engines, thereby accelerating the development of more efficient and sustainable alternatives for the energy transition.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Engenhariaspt_BR
dc.degree.departament::(CTG-DEN) - Departamento de Energia Nuclear pt_BR
dc.degree.graduation::CTG-Curso de Engenharia de Energiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Engenharia de Energia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Natália Almeida Patú.pdf1,54 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons