Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62187

Compartilhe esta página

Título: THE TEACHING OF ORALITY IN BRAZIL: A REFLECTION ABOUT THE PRACTICE OF ORALITY THROUGH THE LENS OF TEACHERS TRAINED AT UFPE
Autor(es): Silva, Ana Carolina Miguel da
Palavras-chave: Habilidades orais; Ensino; PCN; BNCC; BRASIL; Língua inglesa
Data do documento: 21-Out-2024
Citação: Silva, Ana Carolina Miguel da. The teaching of orality in Brazil: a reflection about the practice of orality through the lens of teachers trained at UFPE. 2025. Trabalho de conclusão de curso (Letras - Inglês) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: No Brasil, o ensino da proficiência oral em inglês é frequentemente secundarizado, pois o português domina a comunicação cotidiana. Embora exames nacionais priorizem a leitura, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) destacam a importância da prática oral para o desenvolvimento das habilidades de fala e escrita. Este artigo analisa como o ensino de habilidades orais é abordado no país, examinando as diretrizes governamentais e estratégias pedagógicas para sua implementação. Autores como Nunan (1999), Larsen-Freeman (2000), Thornbury (2005) e Savignon (1983) oferecem perspectivas teóricas e práticas sobre o ensino da oralidade e a competência comunicativa. Para entender a realidade da sala de aula, foi realizada uma pesquisa com professores de inglês da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), revelando desafios como a adequação dos materiais e o apoio institucional. Os resultados indicam que, embora os materiais didáticos incentivem a interação social, eles não consideram plenamente obstáculos como níveis variados de proficiência e turmas numerosas, exigindo dos professores soluções criativas para garantir o desenvolvimento das habilidades orais dos alunos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62187
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras - Inglês

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Ana CarolinaMiguel da Silva .pdf1,58 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons