Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62187
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Cunha, Eva Carolina da | - |
dc.contributor.author | Silva, Ana Carolina Miguel da | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-07T17:48:03Z | - |
dc.date.available | 2025-04-07T17:48:03Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-21 | - |
dc.date.submitted | 2025-04-04 | - |
dc.identifier.citation | Silva, Ana Carolina Miguel da. The teaching of orality in Brazil: a reflection about the practice of orality through the lens of teachers trained at UFPE. 2025. Trabalho de conclusão de curso (Letras - Inglês) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62187 | - |
dc.description.abstract | No Brasil, o ensino da proficiência oral em inglês é frequentemente secundarizado, pois o português domina a comunicação cotidiana. Embora exames nacionais priorizem a leitura, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) destacam a importância da prática oral para o desenvolvimento das habilidades de fala e escrita. Este artigo analisa como o ensino de habilidades orais é abordado no país, examinando as diretrizes governamentais e estratégias pedagógicas para sua implementação. Autores como Nunan (1999), Larsen-Freeman (2000), Thornbury (2005) e Savignon (1983) oferecem perspectivas teóricas e práticas sobre o ensino da oralidade e a competência comunicativa. Para entender a realidade da sala de aula, foi realizada uma pesquisa com professores de inglês da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), revelando desafios como a adequação dos materiais e o apoio institucional. Os resultados indicam que, embora os materiais didáticos incentivem a interação social, eles não consideram plenamente obstáculos como níveis variados de proficiência e turmas numerosas, exigindo dos professores soluções criativas para garantir o desenvolvimento das habilidades orais dos alunos. | pt_BR |
dc.format.extent | 20 p. | pt_BR |
dc.language.iso | eng | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Habilidades orais | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | PCN | pt_BR |
dc.subject | BNCC | pt_BR |
dc.subject | BRASIL | pt_BR |
dc.subject | Língua inglesa | pt_BR |
dc.title | THE TEACHING OF ORALITY IN BRAZIL: A REFLECTION ABOUT THE PRACTICE OF ORALITY THROUGH THE LENS OF TEACHERS TRAINED AT UFPE | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3575831122455566 | pt_BR |
dc.description.abstractx | In the Brazilian context, the teaching of oral proficiency in English is often seen as secondary, as Portuguese is the dominant language nationwide. While national exams prioritize reading, the National Curriculum Parameters (PCN) and the National Common Curricular Base (BNCC) emphasize the importance of practicing oral skills to develop both speaking and writing abilities. This article analyzes how oral skills are taught in English language education in Brazil, examining government guidelines and pedagogical strategies for their implementation. Scholars such as Nunan (1999), Larsen-Freeman (2000), Thornbury (2005), and Savignon (1983) provide theoretical and practical insights into oral language instruction and communicative competence. To understand the classroom reality, a survey was conducted with English teachers from the Federal University of Pernambuco (UFPE), revealing challenges such as material adequacy and institutional support. The findings indicate that while teaching materials encourage social interaction, they often fail to address common obstacles like varying proficiency levels and large class sizes, requiring teachers to adopt creative solutions to ensure effective oral skills development. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Lingüística, Letras e Artes::Letras | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DL) - Departamento de Letras | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Inglês | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Letras - Inglês |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Ana CarolinaMiguel da Silva .pdf | 1,58 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons