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Título : Ensaísmo visual daibertiano : o olhar múltiplo sobre 'Grande Sertão : Veredas', de Guimarães Rosa
Autor : VANDERLEI, Wanessa Rayzza Loyo da Fonseca Marinho
Palabras clave : Arlindo Daibert; Ensaísmo visual; Grande Sertão: Veredas; Guimarães Rosa; Imagens do Grande Sertão
Fecha de publicación : 20-dic-2024
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : VANDERLEI, Wanessa Rayzza Loyo da Fonseca Marinho. Ensaísmo visual daibertiano: o olhar múltiplo sobre 'Grande Sertão: Veredas', de Guimarães Rosa. 2024. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Resumen : Este trabalho propõe discutir a relação intersemiótica contida na série Imagens do Grande Sertão, de Arlindo Daibert, com o romance Grande Sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa. Nas suas construções, o artista juiz-forano não almejou criar uma ilustração do texto literário, mas sim quis fazer uma “investigação conceitual” (Pontual, 2011) do contexto cultural do universo rosiano, visto que para ele o desenho era uma forma de raciocínio (Guimarães, 1998). Tomando tal fato como premissa, esta tese objetiva defender que Daibert construiu um ensaísmo visual, cuja definição e especificidades serão alvo da investigação a partir dos seguintes operadores conceituais: a colagem, o uso do discurso verbal como constituinte da sua obra, a estrutura labiríntica, o jogo do claro-escuro e, principalmente, a mise en abyme. Este último recurso pode ser encontrado na própria obra de Rosa ao se atentar para os inúmeros desdobramentos de estórias (Drumond, 2008). A partir da utilização desses “causos” como mote, o artista plástico elabora um complexo jogo de espelhos (Dällenbach, 1979, 1991, 2001; Eco, 1989; Genette, 1989; Todorov, 2006), recuperando e reconstruindo os marcadores pictóricos rosianos (Louvel, 2006; 2012), o qual foi ricamente comentado em seu Caderno de Escritos (Daibert, 1995), tematizando tanto os personagens centrais de GS:V quanto os secundários e as influências culturais e filosóficas rosianas nas suas composições pictóricas (Nogueira, 2006).
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/61958
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Estudos Literários

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