Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/61958
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | FERREIRA, Ermelinda Maria Araújo | - |
dc.contributor.author | VANDERLEI, Wanessa Rayzza Loyo da Fonseca Marinho | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-24T12:23:10Z | - |
dc.date.available | 2025-03-24T12:23:10Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-20 | - |
dc.identifier.citation | VANDERLEI, Wanessa Rayzza Loyo da Fonseca Marinho. Ensaísmo visual daibertiano: o olhar múltiplo sobre 'Grande Sertão: Veredas', de Guimarães Rosa. 2024. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/61958 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho propõe discutir a relação intersemiótica contida na série Imagens do Grande Sertão, de Arlindo Daibert, com o romance Grande Sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa. Nas suas construções, o artista juiz-forano não almejou criar uma ilustração do texto literário, mas sim quis fazer uma “investigação conceitual” (Pontual, 2011) do contexto cultural do universo rosiano, visto que para ele o desenho era uma forma de raciocínio (Guimarães, 1998). Tomando tal fato como premissa, esta tese objetiva defender que Daibert construiu um ensaísmo visual, cuja definição e especificidades serão alvo da investigação a partir dos seguintes operadores conceituais: a colagem, o uso do discurso verbal como constituinte da sua obra, a estrutura labiríntica, o jogo do claro-escuro e, principalmente, a mise en abyme. Este último recurso pode ser encontrado na própria obra de Rosa ao se atentar para os inúmeros desdobramentos de estórias (Drumond, 2008). A partir da utilização desses “causos” como mote, o artista plástico elabora um complexo jogo de espelhos (Dällenbach, 1979, 1991, 2001; Eco, 1989; Genette, 1989; Todorov, 2006), recuperando e reconstruindo os marcadores pictóricos rosianos (Louvel, 2006; 2012), o qual foi ricamente comentado em seu Caderno de Escritos (Daibert, 1995), tematizando tanto os personagens centrais de GS:V quanto os secundários e as influências culturais e filosóficas rosianas nas suas composições pictóricas (Nogueira, 2006). | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Arlindo Daibert | pt_BR |
dc.subject | Ensaísmo visual | pt_BR |
dc.subject | Grande Sertão: Veredas | pt_BR |
dc.subject | Guimarães Rosa | pt_BR |
dc.subject | Imagens do Grande Sertão | pt_BR |
dc.title | Ensaísmo visual daibertiano : o olhar múltiplo sobre 'Grande Sertão : Veredas', de Guimarães Rosa | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5729250519706464 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3975152604166388 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Letras | pt_BR |
dc.description.abstractx | This work aims to discuss the intersemiotic relationship between Imagens do Grande Sertão, by Arlindo Daibert, and the novel Grande Sertão: Veredas by João Guimarães Rosa. In his creations, the artist from Juiz de Fora did not intend to create an illustration of the literary text, but rather to undertake a “conceptual investigation” (Pontual, 2011) of the cultural context of the Rosian universe, since he viewed drawing as a form of reasoning (Guimarães, 1998). Taking this premise into account, this thesis argues that Daibert constructed a visual essay. Its definition and specific characteristics will be the subject of investigation through the following conceptual elements: collage, the use of verbal discourse as a constituent of his work, labyrinthine structure, play of light and shadow, and, especially, mise en abyme, a resource that can be found in Rosa's work itself when we observe the numerous ways stories unfold (Drumond, 2008). By using these tales as a starting point, the visual artist creates a complex play of mirrors (Dällenbach, 1979, 1991, 2001; Eco, 1989; Genette, 1989; Todorov, 2006), recovering and reconstructing the pictorial markers characteristic of Rosa (Louvel, 2006; 2012), which were extensively commented upon in his Caderno de Escritos (Daibert, 1995), exploring both the central characters of GS:V and the secondary ones, as well as Rosa's cultural and philosophical influences in his visual compositions (Nogueira, 2006). | pt_BR |
dc.description.abstractx | Ce travail propose de discuter de la relation intersémiotique dans la série Imagens do Grande Sertão, d'Arlindo Daibert, avec le roman Grande Sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa. Dans ses constructions, l'artiste de Juiz de Fora n'a pas cherché à créer une illustration du texte littéraire, mais a plutôt voulu faire une "investigation conceptuelle" (Pontual, 2011) du contexte culturel de l'univers rossinien, le dessin étant pour lui une forme de raisonnement (Guimarães, 1998). Partant de ce constat, cette thèse vise à défendre l'idée que Daibert a construit un essayisme visuel, dont la définition et les spécificités seront étudiées à partir des opérateurs conceptuels suivants: le collage, l'utilisation du discours verbal comme élément constitutif de son œuvre, la structure labyrinthique, le jeu du clair-obscur et, surtout, la mise en abyme. Cette dernière ressource se retrouve dans l'œuvre même de Rosa lorsqu'elle met l’accent sur le déroulement innombrable des histoires (Drumond, 2008). En utilisant ces "causos" comme devise, l'artiste élabore un jeu de miroirs complexe (Dällenbach, 1979, 1991, 2001; Eco, 1989; Genette, 1989; Todorov, 2006), récupérant et reconstruisant les marqueurs picturaux rosiens (Louvel, 2006 ; 2012), richement commentés dans son Caderno de Escritos (Daibert, 1995), thématisant aussi bien les personnages centraux de GS:V que les secondaires et les influences culturelles et philosophiques rosiennes dans ses compositions picturales (Nogueira, 2006). | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Estudos Literários |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Wanessa Rayzza Loyo da Fonseca Marinho Vanderlei.pdf | 50,17 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons