Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/61958

Compartilhe esta página

Título: Ensaísmo visual daibertiano : o olhar múltiplo sobre 'Grande Sertão : Veredas', de Guimarães Rosa
Autor(es): VANDERLEI, Wanessa Rayzza Loyo da Fonseca Marinho
Palavras-chave: Arlindo Daibert; Ensaísmo visual; Grande Sertão: Veredas; Guimarães Rosa; Imagens do Grande Sertão
Data do documento: 20-Dez-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: VANDERLEI, Wanessa Rayzza Loyo da Fonseca Marinho. Ensaísmo visual daibertiano: o olhar múltiplo sobre 'Grande Sertão: Veredas', de Guimarães Rosa. 2024. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Este trabalho propõe discutir a relação intersemiótica contida na série Imagens do Grande Sertão, de Arlindo Daibert, com o romance Grande Sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa. Nas suas construções, o artista juiz-forano não almejou criar uma ilustração do texto literário, mas sim quis fazer uma “investigação conceitual” (Pontual, 2011) do contexto cultural do universo rosiano, visto que para ele o desenho era uma forma de raciocínio (Guimarães, 1998). Tomando tal fato como premissa, esta tese objetiva defender que Daibert construiu um ensaísmo visual, cuja definição e especificidades serão alvo da investigação a partir dos seguintes operadores conceituais: a colagem, o uso do discurso verbal como constituinte da sua obra, a estrutura labiríntica, o jogo do claro-escuro e, principalmente, a mise en abyme. Este último recurso pode ser encontrado na própria obra de Rosa ao se atentar para os inúmeros desdobramentos de estórias (Drumond, 2008). A partir da utilização desses “causos” como mote, o artista plástico elabora um complexo jogo de espelhos (Dällenbach, 1979, 1991, 2001; Eco, 1989; Genette, 1989; Todorov, 2006), recuperando e reconstruindo os marcadores pictóricos rosianos (Louvel, 2006; 2012), o qual foi ricamente comentado em seu Caderno de Escritos (Daibert, 1995), tematizando tanto os personagens centrais de GS:V quanto os secundários e as influências culturais e filosóficas rosianas nas suas composições pictóricas (Nogueira, 2006).
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/61958
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Estudos Literários

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Wanessa Rayzza Loyo da Fonseca Marinho Vanderlei.pdf50,17 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons