Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60433
Share on
Title: | TikTok and Language Learning: Microlearning and Communicative Competence Potential |
Authors: | SILVA, Raiane da |
Keywords: | Letramento digital; formação de professores; habilidades comunicativas; estratégias educacionais |
Issue Date: | 6-Dec-2024 |
Citation: | SILVA, Raiane da. TikTok and Language Learning: Microlearning and Communicative Competence Potential. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras - Inglês Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | Resumo Neste artigo, o uso do TikTok como plataforma para o aprendizado básico de idiomas é discutido, oferecendo uma visão de como ele pode ser usado para microaprender e desenvolver competência comunicativa. O estudo revisou a literatura de praticidade sobre como plataformas de vídeo de formato curto como tiktok e outras podem fornecer vocabulário, habilidade de fala e pronúncia relevantes para o aprendizado de idiomas, especialmente na comunicação cotidiana. O artigo também examina os desafios que surgem ao integrar ferramentas digitais como o TikTok em ambientes educacionais, enfatizando o papel dos professores na orientação e estruturação dessas ferramentas para se alinharem aos objetivos educacionais. Os resultados sugerem que, embora o TikTok ofereça uma plataforma dinâmica e acessível para aprimorar o aprendizado de idiomas, sua eficácia depende do alinhamento adequado das ferramentas tecnológicas com as estratégias pedagógicas. Ao abordar as oportunidades e limitações do TikTok, este artigo contribui para uma conversa mais ampla sobre o papel das plataformas digitais no ensino de idiomas moderno. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60433 |
Appears in Collections: | (TCC) - Letras - Inglês |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC Raiane da Silva.pdf | 357,02 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License