Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60433

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCUNHA, Eva Carolina da-
dc.contributor.authorSILVA, Raiane da-
dc.date.accessioned2025-02-17T21:13:04Z-
dc.date.available2025-02-17T21:13:04Z-
dc.date.issued2024-12-06-
dc.date.submitted2025-02-15-
dc.identifier.citationSILVA, Raiane da. TikTok and Language Learning: Microlearning and Communicative Competence Potential. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras - Inglês Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60433-
dc.description.abstractResumo Neste artigo, o uso do TikTok como plataforma para o aprendizado básico de idiomas é discutido, oferecendo uma visão de como ele pode ser usado para microaprender e desenvolver competência comunicativa. O estudo revisou a literatura de praticidade sobre como plataformas de vídeo de formato curto como tiktok e outras podem fornecer vocabulário, habilidade de fala e pronúncia relevantes para o aprendizado de idiomas, especialmente na comunicação cotidiana. O artigo também examina os desafios que surgem ao integrar ferramentas digitais como o TikTok em ambientes educacionais, enfatizando o papel dos professores na orientação e estruturação dessas ferramentas para se alinharem aos objetivos educacionais. Os resultados sugerem que, embora o TikTok ofereça uma plataforma dinâmica e acessível para aprimorar o aprendizado de idiomas, sua eficácia depende do alinhamento adequado das ferramentas tecnológicas com as estratégias pedagógicas. Ao abordar as oportunidades e limitações do TikTok, este artigo contribui para uma conversa mais ampla sobre o papel das plataformas digitais no ensino de idiomas moderno.pt_BR
dc.format.extent14p.pt_BR
dc.language.isoengpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectLetramento digitalpt_BR
dc.subjectformação de professorespt_BR
dc.subjecthabilidades comunicativaspt_BR
dc.subjectestratégias educacionaispt_BR
dc.titleTikTok and Language Learning: Microlearning and Communicative Competence Potentialpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/1709108774773104pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3575831122455566pt_BR
dc.description.abstractxAbstract In this paper, the use of TikTok as a platform for basic language learning is discussed, offering insight into how it can be used to microlearning and develop communicative competence. The study reviewed the literature of practicality on how short-form video platforms like tiktok and others can provide vocabulary, speaking skill-pronunciation relevant to language learning especially in everyday communication. The article also examines the challenges that arise when integrating digital tools like TikTok into educational settings, emphasizing the role of teachers in guiding and structuring these tools to align with educational goals. The findings suggest that while TikTok offers a dynamic and accessible platform for enhancing language learning, its effectiveness depends on the proper alignment of technological tools with pedagogical strategies. By addressing both the opportunities and limitations of TikTok, this article contributes to the broader conversation about the role of digital platforms in modern language education.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artespt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DL) - Departamento de Letraspt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Inglêspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Letras - Inglês

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Raiane da Silva.pdf357,02 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons