Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59713

Compartilhe esta página

Título: Ensino de física no contexto pós-pandemia de covid-19: o Novo ensino médio e um estudo de caso de uma escola estadual no município de Jaboatão dos Guararapes
Autor(es): GAMBOA, Alexsandro Rogério Martins
Palavras-chave: Covid-19; Novo Ensino Médio; Física
Data do documento: 15-Mai-2023
Citação: GAMBOA, Alexsandro Rogerio Martins
Abstract: Com aproximadamente sete milhões de mortos no período de 2020 a 2022 em todo o mundo, a covid-19 marcou profundamente todos os setores da atividade humana. Este trabalho tenta levantar uma primeira e breve avaliação dos efeitos da referida pandemia no ensino médio em nossa localidade, a partir de dados oferecidos ao público pelos governos estadual e federal. O cenário proporcionado pela covid-19 e a recente proposta do Novo Ensino Médio constituem o pano de fundo para nossa pesquisa e são revistos inicialmente neste trabalho. Avaliações recentes do rendimento escolar realizados independentemente pelo Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (Governo Estadual) e pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Governo Federal) indicam resultados contraditórios quando é considerado o caso particular da Escola de Referência em Ensino Médio Saturnino de Brito, em Jaboatão dos Guararapes, onde o autor tem lecionado nos últimos três anos. Tal discrepância reflete a dificuldade em se quantificar dados complexos em um ambiente novo, o qual envolve ensino e avaliações remotos via internet em uma sociedade desigual, fortemente afetada na saúde física e mental em um contexto político de polarização extrema.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59713
Aparece nas coleções:(TCC) - Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC ALEXSANDRO ROGÉRIO MARTINS GAMBOA.pdf1,71 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons