Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59713
Share on
Title: | Ensino de física no contexto pós-pandemia de covid-19: o Novo ensino médio e um estudo de caso de uma escola estadual no município de Jaboatão dos Guararapes |
Authors: | GAMBOA, Alexsandro Rogério Martins |
Keywords: | Covid-19; Novo Ensino Médio; Física |
Issue Date: | 15-May-2023 |
Citation: | GAMBOA, Alexsandro Rogerio Martins |
Abstract: | Com aproximadamente sete milhões de mortos no período de 2020 a 2022 em todo o mundo, a covid-19 marcou profundamente todos os setores da atividade humana. Este trabalho tenta levantar uma primeira e breve avaliação dos efeitos da referida pandemia no ensino médio em nossa localidade, a partir de dados oferecidos ao público pelos governos estadual e federal. O cenário proporcionado pela covid-19 e a recente proposta do Novo Ensino Médio constituem o pano de fundo para nossa pesquisa e são revistos inicialmente neste trabalho. Avaliações recentes do rendimento escolar realizados independentemente pelo Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (Governo Estadual) e pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Governo Federal) indicam resultados contraditórios quando é considerado o caso particular da Escola de Referência em Ensino Médio Saturnino de Brito, em Jaboatão dos Guararapes, onde o autor tem lecionado nos últimos três anos. Tal discrepância reflete a dificuldade em se quantificar dados complexos em um ambiente novo, o qual envolve ensino e avaliações remotos via internet em uma sociedade desigual, fortemente afetada na saúde física e mental em um contexto político de polarização extrema. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59713 |
Appears in Collections: | (TCC) - Física (Licenciatura) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC ALEXSANDRO ROGÉRIO MARTINS GAMBOA.pdf | 1,71 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License