Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59713

Comparte esta pagina

Título : Ensino de física no contexto pós-pandemia de covid-19: o Novo ensino médio e um estudo de caso de uma escola estadual no município de Jaboatão dos Guararapes
Autor : GAMBOA, Alexsandro Rogério Martins
Palabras clave : Covid-19; Novo Ensino Médio; Física
Fecha de publicación : 15-may-2023
Citación : GAMBOA, Alexsandro Rogerio Martins
Resumen : Com aproximadamente sete milhões de mortos no período de 2020 a 2022 em todo o mundo, a covid-19 marcou profundamente todos os setores da atividade humana. Este trabalho tenta levantar uma primeira e breve avaliação dos efeitos da referida pandemia no ensino médio em nossa localidade, a partir de dados oferecidos ao público pelos governos estadual e federal. O cenário proporcionado pela covid-19 e a recente proposta do Novo Ensino Médio constituem o pano de fundo para nossa pesquisa e são revistos inicialmente neste trabalho. Avaliações recentes do rendimento escolar realizados independentemente pelo Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (Governo Estadual) e pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Governo Federal) indicam resultados contraditórios quando é considerado o caso particular da Escola de Referência em Ensino Médio Saturnino de Brito, em Jaboatão dos Guararapes, onde o autor tem lecionado nos últimos três anos. Tal discrepância reflete a dificuldade em se quantificar dados complexos em um ambiente novo, o qual envolve ensino e avaliações remotos via internet em uma sociedade desigual, fortemente afetada na saúde física e mental em um contexto político de polarização extrema.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59713
Aparece en las colecciones: (TCC) - Física (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC ALEXSANDRO ROGÉRIO MARTINS GAMBOA.pdf1,71 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons