Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59419
Compartilhe esta página
Título: | Oralidade e letramento crítico na Educação de Jovens e Adultos |
Autor(es): | MOURÃO, Maria Gabriela de Lima |
Palavras-chave: | EJA; Oralidade; Letramento crítico |
Data do documento: | 24-Out-2024 |
Citação: | MOURÃO, Maria Gabriela de Lima. Oralidade e letramento crítico na Educação de Jovens e Adultos. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português), Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | Esta pesquisa reflete sobre a importância do letramento crítico no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA), onde a baixa compreensão crítica de textos escritos e o processo de alfabetização tardio são desafios significativos. Teve como objetivo analisar o tratamento do eixo da oralidade na EJA, observando como as atividades propostas dialogam com o desenvolvimento do letramento crítico. Através de uma abordagem qualitativa, a pesquisa baseou-se na revisão bibliográfica de documentos oficiais e de duas publicações acadêmicas espaçadas temporalmente, comparando como os relatos dialogam com os conceitos teóricos e com os documentos oficiais ao longo do tempo. Os resultados indicam que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) impactou a abordagem da publicação mais recente, mostrando uma evolução na abordagem crítica da proposta. Embora não se possa concluir sobre a evolução da oralidade, esta é destacada como um caminho para a expansão do letramento crítico na EJA. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59419 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Letras - Português |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Maria Gabriela De Lima Mourão.pdf | 624,2 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons