Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59419

Compartilhe esta página

Título: Oralidade e letramento crítico na Educação de Jovens e Adultos
Autor(es): MOURÃO, Maria Gabriela de Lima
Palavras-chave: EJA; Oralidade; Letramento crítico
Data do documento: 24-Out-2024
Citação: MOURÃO, Maria Gabriela de Lima. Oralidade e letramento crítico na Educação de Jovens e Adultos. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português), Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Esta pesquisa reflete sobre a importância do letramento crítico no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA), onde a baixa compreensão crítica de textos escritos e o processo de alfabetização tardio são desafios significativos. Teve como objetivo analisar o tratamento do eixo da oralidade na EJA, observando como as atividades propostas dialogam com o desenvolvimento do letramento crítico. Através de uma abordagem qualitativa, a pesquisa baseou-se na revisão bibliográfica de documentos oficiais e de duas publicações acadêmicas espaçadas temporalmente, comparando como os relatos dialogam com os conceitos teóricos e com os documentos oficiais ao longo do tempo. Os resultados indicam que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) impactou a abordagem da publicação mais recente, mostrando uma evolução na abordagem crítica da proposta. Embora não se possa concluir sobre a evolução da oralidade, esta é destacada como um caminho para a expansão do letramento crítico na EJA.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59419
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras - Português

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Maria Gabriela De Lima Mourão.pdf624,2 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons