Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59279

Comparte esta pagina

Título : ÁGÒ N’ILÉ: a representação do Candomblé como ponte para um ensino intercultural de Literatura
Autor : Silva, Laysa Mycal Oliveira da
Palabras clave : ensino de literatura; Candomblé; interculturalidade
Fecha de publicación : 15-oct-2024
Citación : Silva, Laysa Mycal Oliveira da. Ágò N'ilé: a representação do Candomblé como ponte para um ensino intercultural de Literatura. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Resumen : O presente artigo tem por objetivo investigar como a representação do Candomblé na literatura brasileira pode ser utilizada em uma abordagem intercultural do ensino de literatura, e com isso, viabilizar o respeito à diversidade cultural e uma educação inclusiva. Para isso, refletimos sobre a representação do Candomblé na Literatura Brasileira, no ensino de Literatura, e sobre a importância de incluir a diversidade cultural e religiosa no currículo escolar. Nesse sentido, tomamos como referencial teórico as proposições de Cândido (1995), Cosson (2006, 2020), Freire (1989, 1987), Rufino (2019) e Zilberman (2014) e como corpus as obras de Cláudio Daniel (2021), Mãe Beata de Yemonjá (2023) e Reginaldo Prandi (2001, 2017). Com base nesses referenciais, o artigo tem como proposta um projeto para uma turma de 1º ano do Ensino Médio para incluir a temática no currículo escolar, visando uma educação mais inclusiva, crítica e intercultural, com a desconstrução de estigmas religiosos e o fortalecimento da identidade cultural.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59279
Aparece en las colecciones: (TCC) - Letras - Português

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Laysa Mycal Oliveira da Silva.pdf1,01 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons