Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59279

Compartilhe esta página

Título: ÁGÒ N’ILÉ: a representação do Candomblé como ponte para um ensino intercultural de Literatura
Autor(es): Silva, Laysa Mycal Oliveira da
Palavras-chave: ensino de literatura; Candomblé; interculturalidade
Data do documento: 15-Out-2024
Citação: Silva, Laysa Mycal Oliveira da. Ágò N'ilé: a representação do Candomblé como ponte para um ensino intercultural de Literatura. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: O presente artigo tem por objetivo investigar como a representação do Candomblé na literatura brasileira pode ser utilizada em uma abordagem intercultural do ensino de literatura, e com isso, viabilizar o respeito à diversidade cultural e uma educação inclusiva. Para isso, refletimos sobre a representação do Candomblé na Literatura Brasileira, no ensino de Literatura, e sobre a importância de incluir a diversidade cultural e religiosa no currículo escolar. Nesse sentido, tomamos como referencial teórico as proposições de Cândido (1995), Cosson (2006, 2020), Freire (1989, 1987), Rufino (2019) e Zilberman (2014) e como corpus as obras de Cláudio Daniel (2021), Mãe Beata de Yemonjá (2023) e Reginaldo Prandi (2001, 2017). Com base nesses referenciais, o artigo tem como proposta um projeto para uma turma de 1º ano do Ensino Médio para incluir a temática no currículo escolar, visando uma educação mais inclusiva, crítica e intercultural, com a desconstrução de estigmas religiosos e o fortalecimento da identidade cultural.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59279
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras - Português

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Laysa Mycal Oliveira da Silva.pdf1,01 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons