Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59279
Share on
Title: | ÁGÒ N’ILÉ: a representação do Candomblé como ponte para um ensino intercultural de Literatura |
Authors: | Silva, Laysa Mycal Oliveira da |
Keywords: | ensino de literatura; Candomblé; interculturalidade |
Issue Date: | 15-Oct-2024 |
Citation: | Silva, Laysa Mycal Oliveira da. Ágò N'ilé: a representação do Candomblé como ponte para um ensino intercultural de Literatura. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | O presente artigo tem por objetivo investigar como a representação do Candomblé na literatura brasileira pode ser utilizada em uma abordagem intercultural do ensino de literatura, e com isso, viabilizar o respeito à diversidade cultural e uma educação inclusiva. Para isso, refletimos sobre a representação do Candomblé na Literatura Brasileira, no ensino de Literatura, e sobre a importância de incluir a diversidade cultural e religiosa no currículo escolar. Nesse sentido, tomamos como referencial teórico as proposições de Cândido (1995), Cosson (2006, 2020), Freire (1989, 1987), Rufino (2019) e Zilberman (2014) e como corpus as obras de Cláudio Daniel (2021), Mãe Beata de Yemonjá (2023) e Reginaldo Prandi (2001, 2017). Com base nesses referenciais, o artigo tem como proposta um projeto para uma turma de 1º ano do Ensino Médio para incluir a temática no currículo escolar, visando uma educação mais inclusiva, crítica e intercultural, com a desconstrução de estigmas religiosos e o fortalecimento da identidade cultural. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59279 |
Appears in Collections: | (TCC) - Letras - Português |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC Laysa Mycal Oliveira da Silva.pdf | 1,01 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License