Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59099

Comparte esta pagina

Título : Sentidos de/sobre espaço em "A educação pela pedra": identidade nordestina e imaginário social
Autor : Andrade, Isabel Padilha de Castro Perazzo de
Palabras clave : Análise do Discurso; João Cabral de Melo Neto; A educação pela pedra; Espaço; Sentidos
Fecha de publicación : 18-oct-2024
Citación : Andrade, Isabel Padilha de Castro Perazzo de. Sentidos de/sobre espaço em "A educação pela pedra": identidade nordestina e imaginário social. 2024; Trabalho de Conclusão de Curso (Letras - Bacharelado) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Resumen : Neste trabalho, busco analisar discursivamente a poesia de João Cabral de Melo Neto, mais especificamente os sentidos de “espaço” que trazem imaginários de Nordeste e de Sertão. Para isso, abordei aspectos teóricos da Análise do Discurso pecheuxtiana e da literatura, a partir de autores como Pêcheux (1997, 2014), Orlandi (2015), Bosi ([1970]2021), Secchin (2018), Petri (2013), Albuquerque Júnior ([1999] 2018), entre outros. No que diz respeito à análise, o corpus é formado por três poemas do livro A educação pela pedra (1966), a partir dos quais busco compreender os discursos de crítica às secas provenientes do Nordeste e o contexto literário da época que exigia uma maior participação social, construindo assim imaginários de miséria e morte no Sertão nordestino. João Cabral sucede em exercer a crítica social de acordo com as imagens de Sertão que constrói na formulação de sua poesia, fazendo uso de uma linguagem sucinta para expressar a dureza do Nordeste, mas também a resiliência e a possibilidade de produção discursiva e de vida nessa situação.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59099
Aparece en las colecciones: (TCC) - Letras

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Isabel Padilha de Castro Perazzo de Andrade.pdf309,2 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons