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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59005
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Título: | Crenças de professores(as) de línguas a respeito da inserção das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) em suas práticas |
Autor(es): | SANTOS, Geyza de Freitas |
Palavras-chave: | Nossa filiação à pesquisa em linguística aplicada (in)disciplinar e o nosso trajeto metodológico; Conflências entre crenças, tecnologias digitais e modos de fazer o complexo processo de ensino-aprendizagem de línguas: construindo a nossa base teórica; Velhas práticas em novos suportes? Uma possível análise e discussão dos dados |
Data do documento: | 13-Set-2017 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | SANTOS, Geyza de Freitas. Crenças de professores(as) de línguas a respeito da inserção das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) em suas práticas. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2017. |
Abstract: | Os modos de aprender e ensinar uma língua adicional estão permeados por teorias implícitas, que são integradas por elementos como crenças, motivações, memórias, intuições e imagens, dentre outros. Dessa forma, esta dissertação relata uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico, filiada à linguística aplicada (in)disciplinar que teve como intuito compreender as crenças de professores de línguas a respeito da inserção das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICS) em suas práticas. Nos orientamos pela pergunta de pesquisa: Quais são as crenças dos professores de línguas, participantes da investigação, a respeito da inserção das TDICS em suas práticas? Para atender a essa questão de pesquisa, foi traçado como objetivo geral: Analisar as crenças dos professores participantes a respeito da inserção das TDICS em seus modos de fazer no dia a dia da aula de línguas. Tomando como ponto de partida o nosso objetivo geral, se desdobraram como objetivos específicos: i) Identificar, no discurso dos participantes, o conhecimento adquirido em suas trajetórias formativas e de atuação profissional, para lidar com as TDICS; ii) Analisar as possíveis crenças, memórias e intuições que guiam os modos de fazer dos participantes em relação à inserção das TDICS no complexo processo de ensino- aprendizagem de línguas. Nosso trajeto investigativo contou com a elaboração e aplicação de questionário e entrevista semiestruturada, realizada com três professores de línguas atuantes no ensino fundamental de uma escola pública do agreste pernambucano. Após a pesquisa preliminar com os três participantes, foi selecionada uma professora do grupo para a observação de suas aulas, durante o 3.o bimestre de 2017, numa turma do 9.o ano do Ensino Fundamental. A fundamentação teórica do trabalho está ancorada na perspectiva sociocultural do desenvolvimento humano, nas confluências entre as TDICS e a educação e na reflexão a respeito das crenças que permeiam o complexo processo de ensino-aprendizagem de línguas. No discurso dos participantes reverberam crenças socialmente generalizadas de que as tecnologias digitais contribuem para a dinamização do processo de ensino aprendizagem de línguas, que elas são imprescindíveis e proporcionam mais dinamismo e acessibilidade aos conteúdos. Porém, no caso da professora observada, apesar de apresentar, em seu discurso, crenças positivas e progressistas em relação às contribuições das tecnologias digitais para o ensino de línguas, os seus modos de fazer, no dia a dia da aula de línguas adicionais, evidenciaram que ela utiliza práticas antigas, conservadoras, em suportes digitais atuais, ignorando – portanto - o potencial das linguagens on-line e dos textos multimodais como possíveis potencializadores do processo de ensino-aprendizagem de línguas adicionais. Concluímos ressaltando a necessidade da promoção de formações continuadas que contemplem o desenvolvimento reflexivo do professor-pesquisador em relação aos usos das TDICS. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59005 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA |
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