Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59005
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SOUZA, Fábio Marques de | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Geyza de Freitas | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-28T15:02:31Z | - |
dc.date.available | 2024-11-28T15:02:31Z | - |
dc.date.issued | 2017-09-13 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Geyza de Freitas. Crenças de professores(as) de línguas a respeito da inserção das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) em suas práticas. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59005 | - |
dc.description.abstract | Os modos de aprender e ensinar uma língua adicional estão permeados por teorias implícitas, que são integradas por elementos como crenças, motivações, memórias, intuições e imagens, dentre outros. Dessa forma, esta dissertação relata uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico, filiada à linguística aplicada (in)disciplinar que teve como intuito compreender as crenças de professores de línguas a respeito da inserção das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICS) em suas práticas. Nos orientamos pela pergunta de pesquisa: Quais são as crenças dos professores de línguas, participantes da investigação, a respeito da inserção das TDICS em suas práticas? Para atender a essa questão de pesquisa, foi traçado como objetivo geral: Analisar as crenças dos professores participantes a respeito da inserção das TDICS em seus modos de fazer no dia a dia da aula de línguas. Tomando como ponto de partida o nosso objetivo geral, se desdobraram como objetivos específicos: i) Identificar, no discurso dos participantes, o conhecimento adquirido em suas trajetórias formativas e de atuação profissional, para lidar com as TDICS; ii) Analisar as possíveis crenças, memórias e intuições que guiam os modos de fazer dos participantes em relação à inserção das TDICS no complexo processo de ensino- aprendizagem de línguas. Nosso trajeto investigativo contou com a elaboração e aplicação de questionário e entrevista semiestruturada, realizada com três professores de línguas atuantes no ensino fundamental de uma escola pública do agreste pernambucano. Após a pesquisa preliminar com os três participantes, foi selecionada uma professora do grupo para a observação de suas aulas, durante o 3.o bimestre de 2017, numa turma do 9.o ano do Ensino Fundamental. A fundamentação teórica do trabalho está ancorada na perspectiva sociocultural do desenvolvimento humano, nas confluências entre as TDICS e a educação e na reflexão a respeito das crenças que permeiam o complexo processo de ensino-aprendizagem de línguas. No discurso dos participantes reverberam crenças socialmente generalizadas de que as tecnologias digitais contribuem para a dinamização do processo de ensino aprendizagem de línguas, que elas são imprescindíveis e proporcionam mais dinamismo e acessibilidade aos conteúdos. Porém, no caso da professora observada, apesar de apresentar, em seu discurso, crenças positivas e progressistas em relação às contribuições das tecnologias digitais para o ensino de línguas, os seus modos de fazer, no dia a dia da aula de línguas adicionais, evidenciaram que ela utiliza práticas antigas, conservadoras, em suportes digitais atuais, ignorando – portanto - o potencial das linguagens on-line e dos textos multimodais como possíveis potencializadores do processo de ensino-aprendizagem de línguas adicionais. Concluímos ressaltando a necessidade da promoção de formações continuadas que contemplem o desenvolvimento reflexivo do professor-pesquisador em relação aos usos das TDICS. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Nossa filiação à pesquisa em linguística aplicada (in)disciplinar e o nosso trajeto metodológico | pt_BR |
dc.subject | Conflências entre crenças, tecnologias digitais e modos de fazer o complexo processo de ensino-aprendizagem de línguas: construindo a nossa base teórica | pt_BR |
dc.subject | Velhas práticas em novos suportes? Uma possível análise e discussão dos dados | pt_BR |
dc.title | Crenças de professores(as) de línguas a respeito da inserção das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) em suas práticas | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/1590370448428243 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | https://lattes.cnpq.br/1753039621977042 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao Contemporanea / CAA | pt_BR |
dc.description.abstractx | The ways to learn and teach an additional language are evolved by implicit theories that are integrated by elements such as beliefs, motivations, memories, intuitions and images, among others. Thus, this Masters Dissertation reports a qualitative research of an ethnographic nature, linked to the (in)disciplinary Applied Linguistics that has as objective comprehend language teachers’ beliefs concerned with the insertion of Digital Information and Communication Technologies (DICTs) in their practices. The research question that oriented us was: What are the language teachers’ beliefs, participants of investigation, with respect to the insertion of the DICTs in their practices? To meet this research question, it was traced a general objective: to analyze the beliefs of the participant teachers with respect to the insertion of the DICTs in their practices in the day to day language lesson. Having as a starting point our general objective, it was deployed as specific objectives: i) to identify, in the participants’ discourse, the acquired knowledge in their formative paths and of professional performance to face with the DICTs; ii) to analyze the possible beliefs, memories and intuitions that guide the participants’ ways of doing in relation to the DICTs insertion in the complex process of teaching- learning languages. Our investigative path focused on the elaboration and application of a questionnaire and of a semi structured interview, carried out with three language teachers working in the elementary school of a public school in rural Pernambuco. After the preliminary research with the three participants, a teacher of the group was selected so that we could observe her classes during the 3rd bimester of 2017, in a class of the 9th year of the Elementary School. The theoretical basis of the work is anchored in the sociocultural perspective of human development, in the confluences between the DICTs and education and in the reflection on the beliefs that permeate the complex process of teaching and learning of languages. In the participants’ discourse reverberate beliefs that are socially generalized that the digital technologies contribute to the dynamization of the teaching process of language learning, and that they are relevant and provide more dynamism and accessibility to contents. However, in the case of the observed teacher, in spite of presenting, in her/his speech, positive and progressive beliefs regarding the contributions of digital technologies to language teaching, her/his daily activities in the language classroom showed that s/he uses old, conservative practices in the current digital media, thus ignoring the potential of online languages and multimodal texts as potential enhancers of the complex teaching-learning process of additional languages. We conclude by emphasizing the need for the promotion of continuous training that contemplates the reflective development of the teacher-researcher in relation to the uses of DICTs as mediators of the complex process of teaching-learning of languages. | pt_BR |
dc.description.abstractx | Los modos de aprender y enseñar una lengua adicional están impregnados de teorías implícitas, que son integradas por elementos como creencias, motivaciones, memorias, intuiciones e imágenes, entre otros. De esta forma, esta memoria de máster relata una investigación cualitativa de cuño etnográfico, afiliada a la lingüística aplicada (in)disciplinaria que tuvo como objetivo comprender las creencias de profesores de lenguas acerca de la inserción de las Tecnologías Digitales de Información y Comunicación (TDICS) en sus prácticas. Orientándonos por la pregunta de investigación: ¿Cuáles son las creencias de los profesores de idiomas, participantes de la investigación, acerca de la inserción de las TDICS en sus prácticas? Para atender a esta cuestión de investigación, fue trazado como objetivo general: Analizar las creencias de los profesores acerca de la inserción de las TDICS en sus modos de hacer en el día a día de la clase de lenguas. Tomando como punto de partida nuestro objetivo general, se desdoblaron como objetivos específicos: i) Identificar, en el discurso de los participantes, el conocimiento adquirido en sus trayectorias formativas y de actuación profesional, para trabajar con las TDICS; ii) Analizar las posibles creencias, memorias e intuiciones que guían los modos de hacer de los participantes con relación a la inserción de las TDICS en el complejo proceso de enseñanza-aprendizaje de lenguas. Nuestro recorrido investigativo contó con la elaboración y aplicación de cuestionario y entrevista semiestructurada, realizada con tres profesores de lenguas actuantes en la enseñanza fundamental de una escuela pública del agreste pernambucano. Después de la investigación preliminar con los tres participantes, fue seleccionada una profesora del grupo para la observación de sus clases, durante el 3.er bimestre de 2017, en el 9.o año de la Enseñanza Fundamental. La fundamentación teórica del trabajo está anclada en la perspectiva sociocultural del desarrollo humano, en las confluencias entre las TDICS y la educación y en la reflexión acerca de las creencias que permean el complejo proceso de enseñanza-aprendizaje de lenguas. En el discurso de los participantes reverberan creencias socialmente generalizadas de que las tecnologías digitales contribuyen a la dinamización del proceso de enseñanza aprendizaje de lenguas, que ellas son imprescindibles y proporcionan más dinamismo y accesibilidad a los contenidos. Sin embargo, en el caso de la profesora observada, a pesar de presentar, en su discurso, creencias positivas y progresistas en relación a las contribuciones de las TDICS para la enseñanza de lenguas, sus modos de hacer, en el día a día de la clase de lenguas adicionales, evidenciaron que utiliza prácticas antiguas, conservadoras, en soportes digitales actuales, ignorando - por lo tanto - el potencial de los lenguajes en línea y de los textos multimodales como posibles potenciadores del proceso de enseñanza- aprendizaje de lenguas adicionales. Concluimos resaltando la necesidad de la promoción de formaciones continuas que contemplen el desarrollo reflexivo del profesor-investigador con relación a los usos de las TDICS. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Geyza de Freitas Santos.pdf Artículo embargado hasta 2026-11-26 | 7,21 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Item embargoed |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons