Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58867

Compartilhe esta página

Título: Educação e Teoria Crítica : Conceito de Imagem Dialética em Walter Benjamin e a criticidade discente perante captura e análise de fotografias
Autor(es): RODRIGUES, Carlos Artur Costa
Palavras-chave: Imagem Dialética; Walter Benjamin; Fotografia; Ensino de Filosofia
Data do documento: 2-Ago-2023
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: RODRIGUES, Carlos Artur Costa. Educação e Teoria Crítica: Conceito de Imagem Dialética em Walter Benjamin e a criticidade discente perante captura e análise de fotografias. 2023. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: A presente dissertação teve enquanto objetivo primário refletir sobre o uso de fotografias em favor do ensino de Filosofia na educação básica. De início, fui inspirado por trabalhos propiciados em uma unidade escolar na cidade de Rio Largo/AL - que atua no modelo de tempo integral com nove horas diárias - a partir de componentes diversificados que passaram a compor a grade curricular do nível médio no estado nos últimos anos. Como forma de consolidar a pesquisa no aspecto histórico, a influência foi o filósofo alemão Walter Benjamin, autor expoente da chamada “Teoria Crítica”, abordagem que se tornou notória na primeira metade do século XX na Europa e que refletiu sobre as nuances de uma sociedade industrial. O referido pensador alinhou, em meio a essa corrente crítica, alguns escritos que ficaram compilados como Passagens (2009) e apresentou o conceito de “imagem dialética”, que incentiva o pensamento de registros fotográficos não apenas como forma de recordação ou avaliação estética dos elementos expostos, mas como meio de interpretação e intervenção em prol da maturidade crítica do indivíduo, fotógrafo ou apreciador. A partir desse resgate teórico, começou-se a debatê-lo no trabalho com alguns documentos oficiais que regem a educação no Brasil, sobretudo em tempos de construção do Novo Ensino Médio, trazendo à luz algumas possibilidades da utilização de fotografias como recurso didático no processo de ensino-aprendizagem. Por fim, foi apresentada enquanto intervenção escolar uma série de procedimentos metodológicos que envolveram estudantes em seus processos criativos para conectar, no ambiente escolar, imagens fotográficas com temáticas filosoficamente discutidas de forma relevante na sociedade. A atividade culminante para a pretensão deste trabalho foi uma Mostra de Fotografia Escolar no ano de 2022, que expôs 27 trabalhos discentes de produções fotográficas aliadas a descrições textuais que linkaram imagem e pensamento filosófico.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58867
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional – Filosofia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Carlos Artur Costa Rodrigues.pdf4,93 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons