Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58867

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVALERIO, Raphael Guazzelli-
dc.contributor.authorRODRIGUES, Carlos Artur Costa-
dc.date.accessioned2024-11-19T14:40:28Z-
dc.date.available2024-11-19T14:40:28Z-
dc.date.issued2023-08-02-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Carlos Artur Costa. Educação e Teoria Crítica: Conceito de Imagem Dialética em Walter Benjamin e a criticidade discente perante captura e análise de fotografias. 2023. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58867-
dc.description.abstractA presente dissertação teve enquanto objetivo primário refletir sobre o uso de fotografias em favor do ensino de Filosofia na educação básica. De início, fui inspirado por trabalhos propiciados em uma unidade escolar na cidade de Rio Largo/AL - que atua no modelo de tempo integral com nove horas diárias - a partir de componentes diversificados que passaram a compor a grade curricular do nível médio no estado nos últimos anos. Como forma de consolidar a pesquisa no aspecto histórico, a influência foi o filósofo alemão Walter Benjamin, autor expoente da chamada “Teoria Crítica”, abordagem que se tornou notória na primeira metade do século XX na Europa e que refletiu sobre as nuances de uma sociedade industrial. O referido pensador alinhou, em meio a essa corrente crítica, alguns escritos que ficaram compilados como Passagens (2009) e apresentou o conceito de “imagem dialética”, que incentiva o pensamento de registros fotográficos não apenas como forma de recordação ou avaliação estética dos elementos expostos, mas como meio de interpretação e intervenção em prol da maturidade crítica do indivíduo, fotógrafo ou apreciador. A partir desse resgate teórico, começou-se a debatê-lo no trabalho com alguns documentos oficiais que regem a educação no Brasil, sobretudo em tempos de construção do Novo Ensino Médio, trazendo à luz algumas possibilidades da utilização de fotografias como recurso didático no processo de ensino-aprendizagem. Por fim, foi apresentada enquanto intervenção escolar uma série de procedimentos metodológicos que envolveram estudantes em seus processos criativos para conectar, no ambiente escolar, imagens fotográficas com temáticas filosoficamente discutidas de forma relevante na sociedade. A atividade culminante para a pretensão deste trabalho foi uma Mostra de Fotografia Escolar no ano de 2022, que expôs 27 trabalhos discentes de produções fotográficas aliadas a descrições textuais que linkaram imagem e pensamento filosófico.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectImagem Dialéticapt_BR
dc.subjectWalter Benjaminpt_BR
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectEnsino de Filosofiapt_BR
dc.titleEducação e Teoria Crítica : Conceito de Imagem Dialética em Walter Benjamin e a criticidade discente perante captura e análise de fotografiaspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4387762679358113pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6856215619355851pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Filosofia (PROF-FILO)pt_BR
dc.description.abstractxThe primary objective of this dissertation was to reflect on the use of photographs in favor of teaching Philosophy in basic education. Initially, I was inspired by work provided in a school unit in the city of Rio Largo/AL - which operates in the full-time model with nine daily hours - based on diverse components that have become part of the high school curriculum in the state in recent years. As a way of consolidating the research in the historical aspect, the influence was the German philosopher Walter Benjamin, author and exponent of the so-called “Critical Theory”, an approach that became notorious in the first half of the 20th century in Europe and that reflected on the nuances of an industrial society. The aforementioned thinker aligned, amidst this critical current, some writings that were compiled as Passagens (2009) and presented the concept of “dialectical image”, which encourages the thought of photographic records not only as a form of memory or aesthetic evaluation of the elements exposed, but as a means of interpretation and intervention in favor of the critical maturity of the individual, photographer or connoisseur. Based on this theoretical review, we began to discuss it in our work with some official documents that govern education in Brazil, especially during the construction of the New High School, bringing to light some possibilities of using photographs as a didactic resource in the teaching-learning process. Finally, a series of methodological procedures were presented as a school intervention that involved students in their creative processes to connect, in the school environment, photographic images with philosophically discussed themes that are relevant to society. The culminating activity for this work was a School Photography Exhibition in 2022, which exhibited 27 student works of photographic productions combined with textual descriptions that linked image and philosophical thought.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional – Filosofia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Carlos Artur Costa Rodrigues.pdf4,93 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons