Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58669

Share on

Title: Percepção de clientes acerca da hospitalidade nos serviços oferecidos por companhias aéreas: reflexões a partir de avaliações do site Tripadvisor
Authors: CERQUEIRA, Belissa Vitória Silva do Nascimento
SILVA, Larissa Motohashi Melo
Keywords: Hospitalidade; Companhias Aéreas; Princípios da hospitalidade; Avaliações dos clientes; Brasil
Issue Date: 19-Oct-2024
Citation: CERQUEIRA, Belissa Vitória Silva do Nascimento; SILVA, Larissa Motohashi Melo da. Percepção de clientes acerca da hospitalidade nos serviços oferecidos por companhias aéreas: reflexões a partir de avaliações do site Tripadvisor. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Hotelaria) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: O presente artigo teve como objetivo refletir sobre a percepção dos clientes acerca da hospitalidade oferecida por companhias aéreas atuantes no Brasil, tendo por base avaliações disponíveis no site TripAdvisor. Foram analisadas avaliações gerais e avaliações do terceiro bimestre de 2024 das empresas Gol e Azul, de forma descritiva, por meio do estudo de casos múltiplos e análise de conteúdo categorial, com abordagem mista, com o intuito de compreender se o serviço prestado por elas é indicativo de uma boa hospitalidade. Os achados trouxeram reflexões sobre a importância do atendimento para a boa experiência do cliente, assim como a relevância dos requisitos considerados (acolhida, bem estar, conforto, segurança), que constituem, em conjunto, a hospitalidade e seus princípios. Foi possível observar que a Gol apresenta problemas em maior escala, segundo as avaliações e comentários dos clientes. Já a Azul se destaca pela abordagem amigável de sua tripulação e pelo atendimento prestado, o que pode contribuir para a criação de uma atmosfera acolhedora.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58669
Appears in Collections:(TCC) - Hotelaria

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Belissa Vitória Silva do Nascimento Cerqueira & Larissa Motohashi Melo da Silva.pdf888,17 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons