Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58585

Share on

Title: Tecendo identidades: a Literatura Regional na prática de ensino
Authors: Paixão, Maria Helena de Aquino
Keywords: Literatura regional; Nordeste; Educação; Gótico Nordestino
Issue Date: 5-Oct-2023
Citation: Paixão, Maria Helena de Aquino. Tecendo identidades: a Literatura Regional na prática de ensino. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Este trabalho apresenta uma reflexão sobre o ensino de literatura regional na educação brasileira. Desse modo, fazemos uma análise da literatura regional no brasil, especialmente no nordeste, e discorremos sobre o movimento gótico, dando ênfase na sua reprodução no Brasil, com o objetivo de introduzir o livro Gótico Nordestino de Cristhiano Aguiar, o qual utilizamos para produzir uma proposta didática como culminância deste trabalho. Assim, para o estudo da literatura regional partimos da concepção do regionalismo extensamente desenvolvido na década de 30. Para isso, utilizamos como referencial teórico: Bhabha (1998); (Hall, 2006); Candido (1995); Bueno (2004); Albuquerque Júnior (2011); entre outros. Para observar a presença do gótico na literatura e no Brasil e fazermos uma breve análise do livro de Aguiar, nos baseamos nos trabalhos de (Ribeiro, 2021), (França, 2017), (Bella, 2020), entre outros. Após essa primeira parte teórica, desenvolvemos uma proposta didática de letramento literário utilizando os contos Anda-luz e Vampiro do Gótico Nordestino. Por fim, consideramos que a literatura regional possui um grande potencial na educação como componente cultural na sua formação escolar e pessoal dos alunos, através da valorização dos seus costumes e tradições.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58585
Appears in Collections:(TCC) - Letras - Português

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Maria Helena de Aquino Paixão.pdf324,15 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons