Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58585
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Andrade, Fábio Cavalcante de | - |
dc.contributor.author | Paixão, Maria Helena de Aquino | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-06T17:20:00Z | - |
dc.date.available | 2024-11-06T17:20:00Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-05 | - |
dc.date.submitted | 2024-11-06 | - |
dc.identifier.citation | Paixão, Maria Helena de Aquino. Tecendo identidades: a Literatura Regional na prática de ensino. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58585 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta uma reflexão sobre o ensino de literatura regional na educação brasileira. Desse modo, fazemos uma análise da literatura regional no brasil, especialmente no nordeste, e discorremos sobre o movimento gótico, dando ênfase na sua reprodução no Brasil, com o objetivo de introduzir o livro Gótico Nordestino de Cristhiano Aguiar, o qual utilizamos para produzir uma proposta didática como culminância deste trabalho. Assim, para o estudo da literatura regional partimos da concepção do regionalismo extensamente desenvolvido na década de 30. Para isso, utilizamos como referencial teórico: Bhabha (1998); (Hall, 2006); Candido (1995); Bueno (2004); Albuquerque Júnior (2011); entre outros. Para observar a presença do gótico na literatura e no Brasil e fazermos uma breve análise do livro de Aguiar, nos baseamos nos trabalhos de (Ribeiro, 2021), (França, 2017), (Bella, 2020), entre outros. Após essa primeira parte teórica, desenvolvemos uma proposta didática de letramento literário utilizando os contos Anda-luz e Vampiro do Gótico Nordestino. Por fim, consideramos que a literatura regional possui um grande potencial na educação como componente cultural na sua formação escolar e pessoal dos alunos, através da valorização dos seus costumes e tradições. | pt_BR |
dc.format.extent | 25p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Literatura regional | pt_BR |
dc.subject | Nordeste | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Gótico Nordestino | pt_BR |
dc.title | Tecendo identidades: a Literatura Regional na prática de ensino | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0211496451547067 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0140051673649772 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This work presents a reflection on the teaching of regional literature in Brazilian education. In this context, we analyze regional literature in Brazil, particularly in the Northeast, and discuss the Gothic movement, emphasizing its reproduction in Brazil. Our goal is to introduce the book Gótico Nordestino by Cristhiano Aguiar, which we use to develop a didactic proposal as the culmination of this study. To examine regional literature, we start from the conception of regionalism extensively developed in the 1930s. For this purpose, we utilize theoretical references such as Bhabha (1998), Hall (2006), Candido (1995), Bueno (2004), and Albuquerque Júnior (2011), among others. To observe the presence of the Gothic in literature and in Brazil and to conduct a brief analysis of Aguiar's work, we rely on studies by Ribeiro (2021), França (2017), Bella (2020), among others. Following this theoretical framework, we develop a didactic proposal for literary literacy using the stories Anda-luz and Vampiro from Gótico Nordestino. Finally, we assert that regional literature possesses significant potential in education as a cultural component in the students' academic and personal development, through the appreciation of their customs and traditions. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Lingüística, Letras e Artes | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DL) - Departamento de Letras | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Português | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Letras - Português |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Maria Helena de Aquino Paixão.pdf | 324,15 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons