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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58468

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Título: Sinais de Acolhimento: a promoção da acessibilidade no atendimento de hóspedes surdos em hotéis de Boa Viagem - Recife
Autor(es): OLIVEIRA, Lucas Patricky Almeida de
POLESI, Isabela de Melo
Palavras-chave: Hotelaria; Acessibilidade; Deficiência auditiva; Boa Viagem-Recife
Data do documento: 17-Out-2024
Citação: OLIVEIRA, Lucas Patricky Almeida de; POLESI, Isabela de Melo. Sinais de Acolhimento: a promoção da acessibilidade no atendimento de hóspedes surdos em hotéis de Boa Viagem - Recife. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso - Hotelaria, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: O artigo analisa a percepção de gestores de recepção de hotéis em Boa Viagem, Recife, sobre a promoção da acessibilidade no atendimento a hóspedes surdos. Em um contexto em que pessoas com deficiência buscam maior autonomia, a pesquisa destaca a importância da acessibilidade, nos contextos atitudinal e comunicacional, cujos conceitos foram articulados aos dados obtidos junto aos gestores por meio da aplicação de um questionário através da análise de conteúdo temática. Os resultados indicam que, apesar de uma crescente consciência sobre a relevância da acessibilidade, muitos hotéis ainda não estão adequadamente preparados para atender hóspedes surdos. Dificuldades como a falta de colaboradores capacitados em Libras, ausência de recursos de acessibilidade comunicacional e escassez de feedback de hóspedes surdos foram identificadas como principais desafios. Entretanto, alguns estabelecimentos começaram a investir em treinamento e inclusão de recursos acessíveis, sinalizando um progresso. Embora limitado pelo baixo retorno dos hotéis e pela falta de dados sobre hóspedes surdos, o estudo abre caminhos para futuras investigações sobre a evolução da acessibilidade na hotelaria, atentando para a importância de um planejamento contínuo e a adoção de práticas inclusivas como questões essenciais para garantir a autonomia e os direitos dos hóspedes com deficiência auditiva no setor de turismo e hospitalidade.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58468
Aparece nas coleções:(TCC) - Hotelaria

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