Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58437
Comparte esta pagina
Título : | Ensino de História Antiga e livros didáticos : uma análise a partir da didática da história e das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008 |
Autor : | SOUSA, Eliabe Deyvison Leôncio da Silva |
Palabras clave : | Didática da história; Consciência histórica; África antiga; Livros didáticos |
Fecha de publicación : | 11-oct-2024 |
Citación : | SOUSA, Eliabe Deyvison Leôncio da Silva. Ensino de História Antiga e livros didáticos: uma análise a partir da didática da história e das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Resumen : | Este trabalho analisa as representações da História Antiga da África nos livros didáticos brasileiros, à luz das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008. A pesquisa se fundamenta na Didática da História com foco nos conceitos de Consciência Histórica e Cultura Histórica. O estudo utiliza a metodologia qualitativa para analisar o livro didático de História, HISTÓRIA, SOCIEDADE & CIDADANIA (6º ano - Ensino Fundamental Anos Finais) da editora FTD, para identificar estereótipos e lacunas nas representações do continente africano. Foi observado na obra escolhida, a partir de alguns autores como Rüsen (2006, 2011) e Cavalcanti (2023), um esforço para combater o eurocentrismo, mas algumas limitações ao não incluir outras perspectivas e sociedades africanas. O presente estudo propõe práticas que promovam uma educação inclusiva e plural que valorize a diversidade cultural e histórica, contribuindo para a construção de uma consciência crítica nos(as) alunos(as) sobre a História da África. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58437 |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - História (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Eliabe Deyvison Leôncio da Silva Sousa.pdf | 550,4 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons