Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58437
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, Roberta Duarte | - |
dc.contributor.author | SOUSA, Eliabe Deyvison Leôncio da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-01T19:53:44Z | - |
dc.date.available | 2024-11-01T19:53:44Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-11 | - |
dc.date.submitted | 2024-10-23 | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Eliabe Deyvison Leôncio da Silva. Ensino de História Antiga e livros didáticos: uma análise a partir da didática da história e das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58437 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho analisa as representações da História Antiga da África nos livros didáticos brasileiros, à luz das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008. A pesquisa se fundamenta na Didática da História com foco nos conceitos de Consciência Histórica e Cultura Histórica. O estudo utiliza a metodologia qualitativa para analisar o livro didático de História, HISTÓRIA, SOCIEDADE & CIDADANIA (6º ano - Ensino Fundamental Anos Finais) da editora FTD, para identificar estereótipos e lacunas nas representações do continente africano. Foi observado na obra escolhida, a partir de alguns autores como Rüsen (2006, 2011) e Cavalcanti (2023), um esforço para combater o eurocentrismo, mas algumas limitações ao não incluir outras perspectivas e sociedades africanas. O presente estudo propõe práticas que promovam uma educação inclusiva e plural que valorize a diversidade cultural e histórica, contribuindo para a construção de uma consciência crítica nos(as) alunos(as) sobre a História da África. | pt_BR |
dc.format.extent | 28p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Didática da história | pt_BR |
dc.subject | Consciência histórica | pt_BR |
dc.subject | África antiga | pt_BR |
dc.subject | Livros didáticos | pt_BR |
dc.title | Ensino de História Antiga e livros didáticos : uma análise a partir da didática da história e das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008 | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1489552574074180 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6100250670524066 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This paper analyzes the representations of Ancient African History in Brazilian textbooks, in the light of Laws 10.639/2003 and 11.645/2008, which make the teaching of Afro-Brazilian, African and indigenous history and culture compulsory. The research is based on History Didactics, focusing on the concepts of Historical Consciousness and Historical Culture, according to theorists such as Jörn Rüsen. The study uses qualitative methodology to analyze the history textbook, HISTORY, SOCIETY & CITIZENSHIP (6th grade - Elementary School Final Years) from the FTD publishing house, identifying stereotypes and gaps in the representations of the African continent. It also investigates the challenges and progress made in implementing educational laws in Brazil. The work proposes approaches that overcome exclusionary narratives, seeking to promote an inclusive and plural education that promotes cultural and historical diversity. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::História | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CFCH-DH) - Departamento de História | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CFCH-Curso de História | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0003-0930-1486 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - História (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Eliabe Deyvison Leôncio da Silva Sousa.pdf | 550,4 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons