Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58437

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSILVA, Roberta Duarte-
dc.contributor.authorSOUSA, Eliabe Deyvison Leôncio da Silva-
dc.date.accessioned2024-11-01T19:53:44Z-
dc.date.available2024-11-01T19:53:44Z-
dc.date.issued2024-10-11-
dc.date.submitted2024-10-23-
dc.identifier.citationSOUSA, Eliabe Deyvison Leôncio da Silva. Ensino de História Antiga e livros didáticos: uma análise a partir da didática da história e das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58437-
dc.description.abstractEste trabalho analisa as representações da História Antiga da África nos livros didáticos brasileiros, à luz das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008. A pesquisa se fundamenta na Didática da História com foco nos conceitos de Consciência Histórica e Cultura Histórica. O estudo utiliza a metodologia qualitativa para analisar o livro didático de História, HISTÓRIA, SOCIEDADE & CIDADANIA (6º ano - Ensino Fundamental Anos Finais) da editora FTD, para identificar estereótipos e lacunas nas representações do continente africano. Foi observado na obra escolhida, a partir de alguns autores como Rüsen (2006, 2011) e Cavalcanti (2023), um esforço para combater o eurocentrismo, mas algumas limitações ao não incluir outras perspectivas e sociedades africanas. O presente estudo propõe práticas que promovam uma educação inclusiva e plural que valorize a diversidade cultural e histórica, contribuindo para a construção de uma consciência crítica nos(as) alunos(as) sobre a História da África.pt_BR
dc.format.extent28p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDidática da históriapt_BR
dc.subjectConsciência históricapt_BR
dc.subjectÁfrica antigapt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.titleEnsino de História Antiga e livros didáticos : uma análise a partir da didática da história e das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1489552574074180pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6100250670524066pt_BR
dc.description.abstractxThis paper analyzes the representations of Ancient African History in Brazilian textbooks, in the light of Laws 10.639/2003 and 11.645/2008, which make the teaching of Afro-Brazilian, African and indigenous history and culture compulsory. The research is based on History Didactics, focusing on the concepts of Historical Consciousness and Historical Culture, according to theorists such as Jörn Rüsen. The study uses qualitative methodology to analyze the history textbook, HISTORY, SOCIETY & CITIZENSHIP (6th grade - Elementary School Final Years) from the FTD publishing house, identifying stereotypes and gaps in the representations of the African continent. It also investigates the challenges and progress made in implementing educational laws in Brazil. The work proposes approaches that overcome exclusionary narratives, seeking to promote an inclusive and plural education that promotes cultural and historical diversity.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Históriapt_BR
dc.degree.departament::(CFCH-DH) - Departamento de Históriapt_BR
dc.degree.graduation::CFCH-Curso de Históriapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-0930-1486pt_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - História (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Eliabe Deyvison Leôncio da Silva Sousa.pdf550,4 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons