Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58371

Comparte esta pagina

Título : Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) no ensino de Física.
Autor : MACIEL, Thiago Acioli
Palabras clave : Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL); Ensino de Física; Metodologias Ativas; Storytelling; Resolução de Problemas
Fecha de publicación : 22-oct-2024
Citación : MACIEL, Thiago Acioli. Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) no Ensino de Física. 2024. 93 f. TCC (Graduação) - Curso de Física Licenciatura, Núcleo de Formação Docente, Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico do Agreste, Caruaru, 2024.
Resumen : O objetivo deste trabalho é concitar a implementação da PBL (Problem-Based Learning - Aprendizagem baseada em Problemas) no ensino de física, seja no ensino médio ou no ensino superior. Atualmente, é perceptível o aumento na necessidade de reformulação das práticas educacionais, não que as atuais não funcionem, mas a demanda aumenta com o passar do tempo por conta da revolução digital e a globalização das informações científicas. Lidar com as informações, organizá-las e direcioná-las de uma forma eficiente está diretamente relacionado a estrutura metodológica da PBL. O que falta, afinal é a união entre essa metodologia e o ensino da física, que ainda está estruturado e estagnado sobre o modelo tradicional. O modelo de aplicação desta metodologia acontece na forma de três encontros, que podem ser estendidos para até quatro encontros dependendo da necessidade e desenvolvimento da turma. Os alunos formam grupos e debatem entre eles sobre as resoluções formuladas, antes, durante e após as pesquisas, aproveitando, desenvolvendo e explorando as diversas habilidades relacionadas. Após a elaboração das soluções é realizada a apresentação delas, avaliada por uma banca convocada pelo professor. No fim, é divulgado a eles o “feedback” dos seus respectivos trabalhos. Portanto, motivando e dando eficiência ao aprendizado.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58371
Aparece en las colecciones: TCC - Física - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Thiago Acioli Maciel.pdf2,45 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons