Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58371

Compartilhe esta página

Título: Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) no ensino de Física.
Autor(es): MACIEL, Thiago Acioli
Palavras-chave: Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL); Ensino de Física; Metodologias Ativas; Storytelling; Resolução de Problemas
Data do documento: 22-Out-2024
Citação: MACIEL, Thiago Acioli. Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) no Ensino de Física. 2024. 93 f. TCC (Graduação) - Curso de Física Licenciatura, Núcleo de Formação Docente, Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico do Agreste, Caruaru, 2024.
Abstract: O objetivo deste trabalho é concitar a implementação da PBL (Problem-Based Learning - Aprendizagem baseada em Problemas) no ensino de física, seja no ensino médio ou no ensino superior. Atualmente, é perceptível o aumento na necessidade de reformulação das práticas educacionais, não que as atuais não funcionem, mas a demanda aumenta com o passar do tempo por conta da revolução digital e a globalização das informações científicas. Lidar com as informações, organizá-las e direcioná-las de uma forma eficiente está diretamente relacionado a estrutura metodológica da PBL. O que falta, afinal é a união entre essa metodologia e o ensino da física, que ainda está estruturado e estagnado sobre o modelo tradicional. O modelo de aplicação desta metodologia acontece na forma de três encontros, que podem ser estendidos para até quatro encontros dependendo da necessidade e desenvolvimento da turma. Os alunos formam grupos e debatem entre eles sobre as resoluções formuladas, antes, durante e após as pesquisas, aproveitando, desenvolvendo e explorando as diversas habilidades relacionadas. Após a elaboração das soluções é realizada a apresentação delas, avaliada por uma banca convocada pelo professor. No fim, é divulgado a eles o “feedback” dos seus respectivos trabalhos. Portanto, motivando e dando eficiência ao aprendizado.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58371
Aparece nas coleções:TCC - Física - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Thiago Acioli Maciel.pdf2,45 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons