Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58371
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | RODRIGUES, Kátia Calligaris | - |
dc.contributor.author | MACIEL, Thiago Acioli | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-31T14:51:26Z | - |
dc.date.available | 2024-10-31T14:51:26Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-22 | - |
dc.date.submitted | 2024-10-25 | - |
dc.identifier.citation | MACIEL, Thiago Acioli. Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) no Ensino de Física. 2024. 93 f. TCC (Graduação) - Curso de Física Licenciatura, Núcleo de Formação Docente, Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico do Agreste, Caruaru, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58371 | - |
dc.description.abstract | O objetivo deste trabalho é concitar a implementação da PBL (Problem-Based Learning - Aprendizagem baseada em Problemas) no ensino de física, seja no ensino médio ou no ensino superior. Atualmente, é perceptível o aumento na necessidade de reformulação das práticas educacionais, não que as atuais não funcionem, mas a demanda aumenta com o passar do tempo por conta da revolução digital e a globalização das informações científicas. Lidar com as informações, organizá-las e direcioná-las de uma forma eficiente está diretamente relacionado a estrutura metodológica da PBL. O que falta, afinal é a união entre essa metodologia e o ensino da física, que ainda está estruturado e estagnado sobre o modelo tradicional. O modelo de aplicação desta metodologia acontece na forma de três encontros, que podem ser estendidos para até quatro encontros dependendo da necessidade e desenvolvimento da turma. Os alunos formam grupos e debatem entre eles sobre as resoluções formuladas, antes, durante e após as pesquisas, aproveitando, desenvolvendo e explorando as diversas habilidades relacionadas. Após a elaboração das soluções é realizada a apresentação delas, avaliada por uma banca convocada pelo professor. No fim, é divulgado a eles o “feedback” dos seus respectivos trabalhos. Portanto, motivando e dando eficiência ao aprendizado. | pt_BR |
dc.format.extent | 94p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Física | pt_BR |
dc.subject | Metodologias Ativas | pt_BR |
dc.subject | Storytelling | pt_BR |
dc.subject | Resolução de Problemas | pt_BR |
dc.title | Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) no ensino de Física. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2241245311341148 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1602311954880488 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This work aims to promote the implementation of PBL (Problem Learn-Based Learning) in the teaching process of physics in high school or higher education. Currently, there is a noticeable increase in the need to reformulate educational practices, not that the current ones do not work, but what is under analysis is that the demand increases due to the digital revolution and the globalization of scientific information. Dealing with information, organizing and directing it efficiently, is directly related to the methodological structure of PBL. What is lacking is the union between this methodology and the teaching of physics, which is still stable and established on the traditional model. The application model of this methodology takes place in the form of three meetings, which might get wider to four reunions according to the needs and development of the group. Students form groups and debate about the formulated resolutions before, during and after the research, taking advantage of, developing and exploring the various related skills. After having elaborated the solutions, they are presented and evaluated by a panel convened by the professor. In the end, the “feedback” of their respective works reaches a disclosure to them. Therefore, motivating and giving efficiency to learning. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0009-0003-2123-9010 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Física - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Thiago Acioli Maciel.pdf | 2,45 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons