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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58204

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Título: Posando personagens 3D com desenhos de figuras de palito
Autor(es): SOUZA, Ivan Neves Silveira Bandeira de
Palavras-chave: Animação 3D; 2D; 3D; Computação Gráfica; Desenho
Data do documento: 21-Mar-2024
Citação: SOUZA, Ivan Neves Silveira Bandeira de. Posando personagens 3D com desenhos de figuras de palito. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciência da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Artistas e animadores tentam combinar, à medida do possível, técnicas de animação de 2D e 3D no seu fluxo de trabalho de diversas maneiras para facilitar ou agilizar o processo de animação. Isso é possível pois o ponto fraco de um método pode ser o ponto forte de outro e essa mistura pode eliminar ou mitigar esses pontos fracos. Um exemplo destes pontos fortes e fracos complementares é o processo 2D e o 3D. No 2D, há uma facilidade e agilidade para se esboçar quadros de uma animação, porém o 2D requer muitos quadros a serem desenhados; No 3D, não se faz necessário muitos quadros pois quadros serão interpolados suavemente, mas posar um objeto é mais complexo, pois manipular o objeto 3D por uma interface 2D, a tela do usuário, possui limitações. Este trabalho tem como objetivo introduzir uma maneira de trazer a agilidade dos desenhos de baixa fidelidade 2D para o processo de animação 3D através de desenhos de figuras de palito para tornar o processo de criação de keyframes 3D mais rápido. Informação sobre o transform das figuras será recuperado e então aplicado às partes do modelo 3D ou ao seu osso equivalente em sua malha esquelética. A ferramenta criada então por esse método foi então avaliada por usuários e o tempo de geração de um keyframe com o método tradicional e o método proposto foi medido, a fim de comparar e confirmar se o método proposto realmente é mais eficiente. O artigo é finalizado ao se demonstrar que de fato há uma redução considerável no tempo para criar um keyframe, porém o desenho com figuras de palito provou-se não ser o mais adequado, pois retas não convém noção suficiente de perspectiva, o que causou certa confusão durante o processo de desenho dos usuários.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58204
Aparece nas coleções:(TCC) - Ciência da Computação

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