Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58198
Compartilhe esta página
Título: | O novo ensino médio e os desafios da formação interdisciplinar do professor de matemática |
Autor(es): | COSTA, Jonatas Rodrigues |
Palavras-chave: | Novo Ensino médio; Interdisciplinaridade. |
Data do documento: | 19-Set-2024 |
Citação: | COSTA, Jonatas Rodrigues. O Novo Ensino Médio e os desafios da formação interdisciplinar do professor de matemática. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso Licenciatura em matemática. Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | A reforma do Ensino Médio no Brasil, implementada a partir da Lei nº 13.415/2017, surgiu a partir da necessidade de enfrentar vários desafios que o sistema educacional brasileiro vinha enfrentando: baixa qualidade no ensino, alta taxa de evasão escolar, rigidez no currículo, preparação insuficiente para o mercado de trabalho e sua diversidade regional e social. O Novo Ensino Médio requer uma interdisciplinaridade entre as áreas de conhecimento, obrigando que o professor tenha uma formação acadêmica de acordo com a flexibilização curricular e, durante o exercício de suas atividades, uma formação continuada. O objetivo desse trabalho é mostrar que para professor de matemática atuar no Novo Ensino Médio, em que o estudante escolhe suas disciplinas de acordo com seus interesses, é preciso uma formação com métodos pedagógicos interdisciplinares. Esses itinerários e as novas diretrizes requerem que o professor de matemática colabore com profissionais de outras disciplinas para desenvolver projetos e atividades que integrem conteúdos diversos, incentivam a realização de projetos integrados, nos quais diferentes disciplinas contribuem para a compreensão de um mesmo problema ou tema, promovendo uma aprendizagem contextualizada e significativa, com uma abordagem pedagógica que valorize a interconexão entre os saberes. Só assim, teremos profissionais engajados e preparados para as demandas atuais da educação. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58198 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Matemática (Licenciatura) (EAD) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC JONATAS RODRIGUES DA COSTA.pdf | 695,11 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons