Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58198

Compartilhe esta página

Título: O novo ensino médio e os desafios da formação interdisciplinar do professor de matemática
Autor(es): COSTA, Jonatas Rodrigues
Palavras-chave: Novo Ensino médio; Interdisciplinaridade.
Data do documento: 19-Set-2024
Citação: COSTA, Jonatas Rodrigues. O Novo Ensino Médio e os desafios da formação interdisciplinar do professor de matemática. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso Licenciatura em matemática. Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: A reforma do Ensino Médio no Brasil, implementada a partir da Lei nº 13.415/2017, surgiu a partir da necessidade de enfrentar vários desafios que o sistema educacional brasileiro vinha enfrentando: baixa qualidade no ensino, alta taxa de evasão escolar, rigidez no currículo, preparação insuficiente para o mercado de trabalho e sua diversidade regional e social. O Novo Ensino Médio requer uma interdisciplinaridade entre as áreas de conhecimento, obrigando que o professor tenha uma formação acadêmica de acordo com a flexibilização curricular e, durante o exercício de suas atividades, uma formação continuada. O objetivo desse trabalho é mostrar que para professor de matemática atuar no Novo Ensino Médio, em que o estudante escolhe suas disciplinas de acordo com seus interesses, é preciso uma formação com métodos pedagógicos interdisciplinares. Esses itinerários e as novas diretrizes requerem que o professor de matemática colabore com profissionais de outras disciplinas para desenvolver projetos e atividades que integrem conteúdos diversos, incentivam a realização de projetos integrados, nos quais diferentes disciplinas contribuem para a compreensão de um mesmo problema ou tema, promovendo uma aprendizagem contextualizada e significativa, com uma abordagem pedagógica que valorize a interconexão entre os saberes. Só assim, teremos profissionais engajados e preparados para as demandas atuais da educação.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58198
Aparece nas coleções:(TCC) - Matemática (Licenciatura) (EAD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC JONATAS RODRIGUES DA COSTA.pdf695,11 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons