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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58198

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFERREIRA, Veronica Gitirana Gomes-
dc.contributor.authorCOSTA, Jonatas Rodrigues-
dc.date.accessioned2024-10-22T19:32:58Z-
dc.date.available2024-10-22T19:32:58Z-
dc.date.issued2024-09-19-
dc.date.submitted2024-09-30-
dc.identifier.citationCOSTA, Jonatas Rodrigues. O Novo Ensino Médio e os desafios da formação interdisciplinar do professor de matemática. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso Licenciatura em matemática. Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58198-
dc.description.abstractA reforma do Ensino Médio no Brasil, implementada a partir da Lei nº 13.415/2017, surgiu a partir da necessidade de enfrentar vários desafios que o sistema educacional brasileiro vinha enfrentando: baixa qualidade no ensino, alta taxa de evasão escolar, rigidez no currículo, preparação insuficiente para o mercado de trabalho e sua diversidade regional e social. O Novo Ensino Médio requer uma interdisciplinaridade entre as áreas de conhecimento, obrigando que o professor tenha uma formação acadêmica de acordo com a flexibilização curricular e, durante o exercício de suas atividades, uma formação continuada. O objetivo desse trabalho é mostrar que para professor de matemática atuar no Novo Ensino Médio, em que o estudante escolhe suas disciplinas de acordo com seus interesses, é preciso uma formação com métodos pedagógicos interdisciplinares. Esses itinerários e as novas diretrizes requerem que o professor de matemática colabore com profissionais de outras disciplinas para desenvolver projetos e atividades que integrem conteúdos diversos, incentivam a realização de projetos integrados, nos quais diferentes disciplinas contribuem para a compreensão de um mesmo problema ou tema, promovendo uma aprendizagem contextualizada e significativa, com uma abordagem pedagógica que valorize a interconexão entre os saberes. Só assim, teremos profissionais engajados e preparados para as demandas atuais da educação.pt_BR
dc.format.extent41p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectNovo Ensino médiopt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridade.pt_BR
dc.titleO novo ensino médio e os desafios da formação interdisciplinar do professor de matemáticapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1461411361818038pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4727708481050412pt_BR
dc.description.abstractxThe reform of Secondary Education in Brazil, implemented based on Law No. 13,415/2017, arose from the need to face several challenges that the Brazilian educational system had been facing: low quality in teaching, high school dropout rate, rigidity in the curriculum, insufficient preparation for the job market and its regional and social diversity. The New High School requires interdisciplinarity between areas of knowledge, requiring the teacher to have academic training in accordance with the flexible curriculum and, during the exercise of their activities, continued training. The objective of this work is to show that for mathematics teachers to work in New High School, in which students choose their subjects according to their interests, training with interdisciplinary pedagogical methods is necessary. Only then will we have professionals engaged and prepared for the current demands of education.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Exatas e da Terra::Matemáticapt_BR
dc.degree.departament::(CCEN-DMAT) - Departamento de Matemáticapt_BR
dc.degree.graduation::CCEN-Curso de Matemática (Bacharelado e Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Matemática (Licenciatura) (EAD)

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