Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58198
Comparte esta pagina
Título : | O novo ensino médio e os desafios da formação interdisciplinar do professor de matemática |
Autor : | COSTA, Jonatas Rodrigues |
Palabras clave : | Novo Ensino médio; Interdisciplinaridade. |
Fecha de publicación : | 19-sep-2024 |
Citación : | COSTA, Jonatas Rodrigues. O Novo Ensino Médio e os desafios da formação interdisciplinar do professor de matemática. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso Licenciatura em matemática. Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Resumen : | A reforma do Ensino Médio no Brasil, implementada a partir da Lei nº 13.415/2017, surgiu a partir da necessidade de enfrentar vários desafios que o sistema educacional brasileiro vinha enfrentando: baixa qualidade no ensino, alta taxa de evasão escolar, rigidez no currículo, preparação insuficiente para o mercado de trabalho e sua diversidade regional e social. O Novo Ensino Médio requer uma interdisciplinaridade entre as áreas de conhecimento, obrigando que o professor tenha uma formação acadêmica de acordo com a flexibilização curricular e, durante o exercício de suas atividades, uma formação continuada. O objetivo desse trabalho é mostrar que para professor de matemática atuar no Novo Ensino Médio, em que o estudante escolhe suas disciplinas de acordo com seus interesses, é preciso uma formação com métodos pedagógicos interdisciplinares. Esses itinerários e as novas diretrizes requerem que o professor de matemática colabore com profissionais de outras disciplinas para desenvolver projetos e atividades que integrem conteúdos diversos, incentivam a realização de projetos integrados, nos quais diferentes disciplinas contribuem para a compreensão de um mesmo problema ou tema, promovendo uma aprendizagem contextualizada e significativa, com uma abordagem pedagógica que valorize a interconexão entre os saberes. Só assim, teremos profissionais engajados e preparados para as demandas atuais da educação. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58198 |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Matemática (Licenciatura) (EAD) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC JONATAS RODRIGUES DA COSTA.pdf | 695,11 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons