Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58158

Comparte esta pagina

Título : Explorando o potencial do silenciamento de receptores para modulação do microambiente tumoral: Uma revisão bibliográfica
Autor : MELO, Karina Mayumi Tani Bezerra de
Palabras clave : Imunomodulação; RNA de interferência; CRISPR; Carcinogênese; Terapia
Fecha de publicación : 31-jul-2024
Citación : MELO, Karina Mayumi Tani Bezerra de. Explorando o Potencial do Silenciamento de Receptores para Modulação do Microambiente Tumoral: Uma Revisão Bibliográfica. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Resumen : O câncer é considerado um problema de saúde pública devido a sua alta taxa de incidência e mortalidade. É uma doença heterogênea, cuja os tratamentos convencionais não têm uma alta taxa de cura, visto que muitas vezes ocorre a resistência aos fármacos utilizados. Essa resistência vem da diversa composição do microambiente tumoral, que apresenta componentes celulares, extracelulares e físico-químicos. O microambiente é responsável pela progressão tumoral, metástase e resistência, apresentando um papel importante na carcinogênese. Devido a dificuldade de tratamento, novas estratégias, para modular a expressão de células que são importantes na carcinogênese, dentre elas o silenciamento gênico, estão sendo pesquisadas para poder contornar esse problema. No geral, o silenciamento se baseia na diminuição da expressão de um gene, que leva a diminuição de uma proteína específica, como por exemplo, dos receptores que são importantes para a sinalização e adesão. Desse modo, o objetivo desta revisão é investigar como o silenciamento dos receptores pode influenciar na modulação do microambiente tumoral e ajudar no tratamento de câncer. Assim, foi feita uma revisão bibliográfica nos bancos de dados PubMed, Embase e Periódico Capes, de acordo como os seguintes critérios: artigos em inglês, entre os anos de 2019 e 2024, depois os artigos foram filtrados seguindo o diagrama de fluxo de Itens de Relatório Preferidos para Revisões Sistemática e Meta-análises (PRISMA). A partir da pesquisa, foi observado que o silenciamento de receptores pode afetar diferentes mecanismos que promovem a carcinogênese, como por exemplo, a angiogênese, a modulação da resposta imune e a inflamação. Além disso, foi visto que o silenciamento juntamente com outras terapias, como por exemplo, terapias de células adoptivas e terapias convencionais, pode melhorar o prognóstico do paciente. Desse modo, o silenciamento de receptores, seja de forma isolada ou em conjunto com outras terapias, se apresenta como uma alternativa para o desenvolvimento de novas estratégias terapêuticas, ajudando a combater o crescimento tumoral, além de poder aumentar a eficácia de terapias já existentes.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58158
Aparece en las colecciones: (CB - BM) - TCC - Biomedicina

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Karina Mayumi Tani Bezerra de Melo.pdf637,37 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons